As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Chefes de Estado e de governo reúnem-se hoje a amanhã em São Tomé
- 26-Jul-2004 - 12:11


Os chefes de Estado e de governo da Comunidade de Países de Língua oficial Portuguesa, CPLP, reúnem-se hoje e terça-feira na V cimeira da organização em São Tomé, com uma agenda centrada na área da saúde.


De acordo com o projecto de agenda, os chefes de Estado deverão aprovar dois projectos na área da saúde, um sobre a prevenção e luta contra a Sida e outro de combate à malária, problemas que afectam sobretudo os países lusófonos africanos.

O projecto para o lançamento de uma campanha de luta contra a sida será apresentado pelo presidente português Jorge Sampaio, que chega hoje ao início da tarde a São Tomé.

A campanha, uma ideia lançada por Jorge Sampaio, há dois anos na cimeira de Brasília, prevê transmitir mensagens na rádio, televisão e em cartazes de rua sobre as consequências e as formas como se propaga a doença, com a participação de figuras públicas como os futebolistas Figo, Ronaldo e Eusébio ou a apresentadora Catarina Furtado.

Em São Tomé e Príncipe está já uma equipa de uma produtora portuguesa para gravar os anúncios televisivos que têm também como protagonistas os chefes de Estado dos oito países da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-leste.

Os chefes de Estado e de governo presentes em São Tome vão ainda aprovar um projecto de combate à malária, que prevê um curso para técnicos de saúde nesta área, a lançar em 2005.

Na agenda dos líderes dos oito está também um projecto sobre a sociedade civil, que permitirá contactos oficiais entre a CPLP e organizações não governamentais.

Nesta cimeira volta à discussão o acordo ortográfico, estando prevista uma resolução que permita a entrada em vigor imediata nos três países que já o ratificaram: Brasil, Portugal e Cabo Verde.

Outra resolução prevê a criação de um estatuto de embaixador da boa vontade da CPLP, à semelhança do que existe nas Nações Unidas.

Na capital são-tomense encontram-se já os presidentes de Moçambique, Joaquim Chissano, e da Guiné-Bissau, Henrique Rosa, o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, e o chefe de Estado da Guiné Equatorial, Obiange Mbasogo, país que deverá obter o estatuto de observador e que manifestou interesse em aderir à CPLP.

Para hoje está prevista a chegada do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, de Jorge Sampaio e do chefe de Estado timorense, Xanana Gusmão.

Sem qualquer justificação oficial, estarão ausentes da cimeira, o presidente angolano, José Eduardo dos Santos, sendo Angola representada pelo primeiro-ministro, Fernando Piedade dos Santos, e o presidente cabo-verdiano Pedro Pires.

Antes da cimeira reúnem-se os ministros dos negócios estrangeiros dos oito, que vão definir a agenda dos chefes de Estado e de governo e o projecto de declaração final.

A sessão de abertura da cimeira está prevista para as 17:00 (18:00 em Lisboa) no Palácio dos Congressos, com discursos do chefe de Estado anfitrião, Fradique de Menezes, e de Lula da Silva, na qualidade de presidente cessante da CPLP.

No final da cerimónia, em que vão actuar vários grupos musicais são-tomenses, Fradique de Menezes oferece um banquete aos chefes de Estado e de governo.

Os trabalhos da cimeira estão marcados para terça-feira com uma conferência de imprensa final.

à margem da cimeira, Jorge Sampaio encontra-se hoje com Lula da Silva, antes da sessão de abertura, segundo fontes da presidência portuguesa.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem