As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Cinco aviões para trazer Presidente brasileiro e comitiva
- 26-Jul-2004 - 14:50


Cerca de 120 pessoas, entre staff, jornalistas e empresários, integram a comitiva do Presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva durante a visita que faz a Cabo Verde esta semana. Lula da Silva chega à Praia no dia 28, proveniente do Gabão, depois de participar na cimeira da CPLP em São Tomé, que se realiza nos dias 26 e 27.


Nas 24 horas que permanece em Cabo Verde, para além dos contactos da praxe com o primeiro-ministro, o Presidente da República e a visita à Assembleia Nacional, Lula da Silva encontrar-se-á com o presidente da Câmara da Praia, Felisberto Vieira, e com o presidente do MpD, Agostinho Lopes, para além de inaugurar o telecentro instalado na Biblioteca Nacional e de presidir à abertura do seminário empresarial que se realizará no hotel Trópico.

Para além do staff que prepara a visita, que chega antes, a logística da viagem prevê a deslocação a Cabo Verde de cinco aviões da Forca Aérea Brasileira. Para além dos dois jactos que trazem o Presidente e comitiva até ao Sal, outros dois aviões militares C130 fazem o percurso Sal-Praia, para além de um avião UTI, para o caso de emergência médica.

Luís Inácio da Silva é o terceiro presidente brasileiro a realizar uma visita oficial a Cabo Verde, depois de João Figueiredo, em Novembro de 1983, e José Sarney, em Maio de 1986.

O Vice-Presidente Marco Maciel esteve em Cabo Verde em Julho de 1998. A embaixada brasileira na Praia foi criada em 1980 e a de Cabo Verde em Brasília, em 1999.

As relações entre os dois países vêm de longe, em particular na formação e aperfeiçoamento de quadros das áreas da administração pública, saúde pública e diplomacia.

Recorde-se, como exemplo, que o próprio primeiro-ministro José Maria Neves se licenciou na Fundação Getúlio Vargas, em S. Paulo.

Actualmente, no âmbito do Programa de Estudantes-Convênio, Cabo Verde é o maior beneficiário entre os países africanos lusófonos.

Cerca de 400 profissionais cabo-verdianos já se graduaram em universidades brasileiras e, actualmente, cinco centenas de estudantes frequentam cursos superiores no Brasil.

A Marinha brasileira também oferece regularmente vagas para a formação de oficiais e de operadores de máquinas para a marinha mercante cabo-verdiana, segundo dados do Itamaraty.

Até meados dos anos 90, a companhia aérea Aeroflot mantinha uma rota para S. Paulo e Rio de Janeiro com escala no Sal. Com a sua interrupção, houve um declínio do volume de intercâmbio, sobretudo comercial, ate que, em Novembro de 2001, a TACV inaugurou a linha Sal-Fortaleza, invertendo essa tendência.

Mas, muito antes disso, no início dos anos 60, antes que a TAP começasse a operar em Cabo Verde, a ligação da então colónia portuguesa com a metrópole era feita pela companhia aérea brasileira Panair, mais tarde extinta.

Fonte: Paralelo 14/Gláucia Nogueira


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem