As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Presidente condecora antigos quadros da administração colonial
- 20-Dec-2002 - 14:34

O Presidente da República de Cabo Verde, Pedro Pires, condecorou hoje com o grau de primeira classe da Medalha do Vulcão, 20 cidadãos nacionais, antigos altos funcionários da administração colonial, por "patriotismo e serviços prestados à nação".

De acordo com a nota que fundamenta a distinção, o gesto do PR "simboliza o reconhecimento da nação em relação a funcionários e agentes provindos da administração colonial portuguesa".

Esta "opção por ficar" contrapõe-se à situação de milhares de quadros de outras antigas colónias portuguesas que seguiram caminhos diversos, fixando-se em diferentes paragens, nomeadamente em Portugal.

Este aspecto foi destacado por Pedro Pires no discurso proferido na cerimónia de condecoração, ao referir-se a países que, por altura das respectivas independências, "não souberam ou não puderam contar com a adesão dos quadros da antiga administração".

Por essa razão, o PR considerou "preciosa" a decisão de ficar pois, na sua opinião, o concurso desses "homens e mulheres reconhecidamente competentes, permitiu ao Estado de Cabo Verde atender às necessidades de alimentação, ensino, saúde e transporte do povo cabo-verdiano".

Pedro Pires também atribuiu aos homenageados uma grande parte da responsabilidade pelo "sucesso do projecto de independência de Cabo Verde", e pelo facto de o arquipélago ser hoje "uma Nação respeitada e próspera e um Estado credível e eficaz".

A condecoração dos antigos altos funcionários coloniais cabo-verdianos marcou mais um aniversário da assinatura em 1974, com as autoridades portuguesas, do acordo que marcou a data da independência para 5 de Julho de 1975 e que criou o governo de transição do arquipélago.

Cerimónia idêntica está marcada para Sábado em S. Vicente, com vista à distinção de outros 14 antigos quadros da administração colonial em Cabo Verde, dois dos quais serão condecorados a título póstumo.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem