As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Lula da Silva vai ser agraciado com Ordem de Mérito Amilcar Cabral
- 27-Jul-2004 - 17:52


O presidente brasileiro vai ser agraciado pelo seu homólogo cabo-verdiano, Pedro Pires, com a Ordem de Mérito de 1º Grau Amílcar Cabral, na sua primeira visita oficial ao arquipélago, que começa na quarta-feira.


Luís Inácio Lula da Silva chega à capital cabo-verdiana, Cidade da Praia, durante a tarde de quarta-feira, dia em que se sentará ao lado de Pedro Pires num jantar oficial no Salão de Banquetes da Assembleia Nacional.

O chefe de Estado brasileiro deixa Cabo Verde na quinta-feira à tarde, depois de uma estada de 24 horas no país, depois de presidir, logo pela manhã, juntamente com Pedro Pires, à cerimónia de abertura de um seminário empresarial.

Este seminário, cuja importância é considerada "muito elevada" pela diplomacia cabo-verdiana, conta com a presença de mais de quatro dezenas de homens de negócios brasileiros.

Segundo a imprensa cabo-verdiana, os pontos altos das conversações, na área económica, entre as autoridades locais e brasileiras, é o possível perdão da dívida de Cabo Verde ao Brasil e a celebração de acordos comerciais entre os dois Estados.

Do ponto de vista comercial, o Brasil, nos últimos anos, tem substituído Portugal e o Senegal como país de aquisição de produtos alimentares, mas também vestuário e mobiliário para os operadores cabo- verdianos.

É ainda do Brasil, nomeadamente Fortaleza, que chega a Cabo Verde uma lista significativa de produtos através do mercado paralelo, com destaque para o vestuário que é adquirido por particulares para revenda a preços bastante mais competitivos do que o produto europeu e mesmo do continente africano.

Lula da Silva, bem como o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, têm ainda marcados encontros com o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, e com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Victor Borges.

O presidente brasileiro fará ainda uma intervenção no parlamento, onde, segundo fonte diplomática cabo-verdiana, deverá ser "traçado o caminho a seguir no futuro relacionamento entre os dois países".

Outra questão a abordar pelas autoridades dos dois países é o "dossier" petróleo, que o governo Cabo-Verdiano já admitiu estar em cima da mesa das suas prioridades para o médio e longo prazos.

Aquando da visita do presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, a Cabo Verde, entre 09 e 11 de Maio último, o "dossier" foi oficialmente discutido, tendo Angola manifestado o interesse da Sonangol, assunto em que também o Brasil pode ter uma palavra a dizer.

O facto da exploração de petróleo no mar de Cabo Verde, a confirmar-se a sua existência, ser de grande profundidade, pode justificar a intervenção da petrolífera brasileira, Petrobras, uma das líderes mundiais no sector.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem