As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Lula da Silva considera Pedro Pires digno sucessor de Amilcar Cabral
- 29-Jul-2004 - 14:40


O presidente do Brasil, Lula da Silva, considerou quarta-feira o seu homólogo cabo-verdiano, Pedro Pires, como "digno sucessor de Amílcar Cabral" por a sua vida se confundir com a história da luta pela independência de Cabo Verde.


Num discurso proferido no jantar oficial oferecido por Pedro Pires, o presidente brasileiro, que teceu rasgados elogios ao presidente cabo-verdiano, disse que o seu homólogo é um "estadista determinado" que se bateu pela implantação da democracia.

Amílcar Cabral, o "pai" da independência de Cabo Verde e da Guiné-Bissau, tem estado particularmente presente nas intervenções públicas de Lula da Silva desde que o presidente brasileiro chegou a Cabo Verde para a sua visita oficial que termina quinta-feira.

Lula lembrou ter sido o Brasil o primeiro país do Mundo a reconhecer Cabo Verde como independente e garantiu que hoje, "como há 30 anos" quer "participar na luta de Cabo Verde", mas agora pelo desenvolvimento e bem-estar do seu povo.

"Queremos ajudar Cabo Verde a transformar a liberdade conquistada em autodeterminação económica e social", disse o chefe de Estado brasileiro.

"O colonialismo acabou mas deixou uma pesada herança. No entanto, o pior legado é a tendência para culpar exclusivamente o passado colonial pelos problemas e dilemas do presente", prosseguiu Lula da Silva.

O presidente brasileiro considerou o desempenho económico e social de Cabo Verde, "reconhecido internacionalmente" como um "antídoto para o fatalismo dos que preferem considerar África como o continente perdido sem perguntar antes o que pode ser feito".

Lula da Silva manifestou ainda a vontade do Brasil continuar a apoiar Cabo Verde em diversas áreas, exemplificando com as novas tecnologias e a formação de quadros.

Entretanto, Pedro Pires, no seu discurso, realçou as afinidades entre os povos dos dois países e enfatizou a questão da língua comum.

"A banalização da língua portuguesa nos oito espaços nacionais (países) e a ignorância recíproca das diferentes políticas da língua vigente em cada um deles só limita o nosso futuro comum", avisou Pedro Pires.

"Nesta matéria é necessário reforçar e garantir operacionalidade às acções do Instituto Internacional da Língua Portuguesa - com sede na Cidade da Praia - por ser um instrumento vocacionado para esse fim", disse o chefe de Estado cabo-verdiano.

"Caso seja possível fazer do português um idioma de dinâmica produção cultural, científica e juridico-filosófica, e um espaço através do qual circulem livros e material audiovisual. Estaremos, certamente, a potenciar a afirmação comum dos nossos países no plano mundial", concluiu o presidente de Cabo Verde, referindo-se à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem