As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Lula convida empresários a criarem câmara comércio conjunta
- 29-Jul-2004 - 14:41


O Presidente brasileiro convidou hoje, no segundo e último dia de uma visita oficial a Cabo Verde, os empresários cabo-verdianos e brasileiros a criarem uma câmara de comércio conjunta para favorecer as trocas comerciais entre os dois países.


Lula da Silva garantiu, na abertura do Seminário Empresarial "Cabo Verde-Brasil: Comércio e Investimentos", que o seu Governo não está interessado em manter as relações comerciais com Cabo Verde num único sentido.

"É importante para o Brasil aumentar as suas exportações para o arquipélago", explicou, acrescentando: "queremos também ver crescer as exportações cabo-verdianas para o Brasil".

Também o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, se referiu às trocas comerciais bilaterais, avançando com a ideia de criar uma ligação marítima regular entre os dois países, como forma de as facilitar e aumentar, o que mereceu o apoio do presidente brasileiro.

Segundo José Maria Neves, foi o aumento significativo das importações do Brasil, por oposição aos antigos mercados europeus e mesmo do continente africano, que permitiu a Cabo Verde manter uma baixa taxa de inflação. Isto, graças aos preços competitivos praticados no Brasil, disse.

Reforçando esta ideia, Lula da Silva afirmou perante os cerca de 100 empresários dos dois países que "o comércio externo depende, sobretudo, de ousadia e coragem".

E lembrou a "grande aposta" do seu Governo nas relações externas para realçar os resultados obtidos com as visitas que efectuou a mais de 30 países que chegou ao poder.

A título de exemplo falou na Síria, indicando que antes da sua visita o Brasil exportava para este país cerca de oito milhões de euros, valor que subiu para os 78 milhões.

À semelhança do que aconteceu na quarta-feira, Lula da Silva destacou a importância estratégica de África para o Brasil.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem