As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
FNUAP satisfeito com programa de cooperação
- 3-Aug-2004 - 22:17


O Fundo das Nações Unidas para a
População (FNUAP) faz uma avaliação positiva da realização, a meio percurso, do seu quarto programa de cooperação com Cabo Verde.


O programa, que contempla o período 2002-2006, está avaliado em 3,5 milhões de dólares e visa apoiar na melhoria da saúde reprodutiva, da equidade e igualdade de género no país.

"Cabo Verde está com um bom nível de realização", assegurou a assistente do representante dessa agência onusina, Nélida Rodrigues, quando intervinha na abertura de um atelier de revisão a meio-percurso do referido programa.

"A nossa avaliação é que os resultados são bons", declarou.

No entanto, Nélida Rodrigues não deixou de apontar alguns constrangimentos que vem afectando a execução do programa, nomeadamente no que se refere à equidade do género.

"Há ainda muita coisa por fazer apesar dos ganhos conseguidos", disse a funcionária do FNUAP, precisando que "existem ainda grandes desafios a vencer em Cabo Verde na questão da saúde reprodutiva dos jovens e adolescentes".

A falta de recursos humanos, para se introduzir as variáveis demográficas na planificação, bem como a revisão da gestão e planificação do programa constam igualmente dos constrangimentos constatados na aplicação do programa.

"Estamos a meio percurso da sua realização e a revisão visa introduzir as correcções necessárias", sustentou.

A revisão do programa tem ainda como objectivo procurar harmonizar a programação do FNUAP com as outras agências das Nações Unidas.

Por sua vez, a instituição coordenadora da execução do programa, a Direcção Geral de Planeamento de Cabo Verde, confirmou a evolução positiva da sua implementação fixada, neste momento acima dos 60 por cento de execução financeira.

O quarto programa de cooperação entre o FNUAP e Cabo Verde contempla cinco ilhas, nomeadamente Santiago, São Vicente, Fogo, Santo Antão e Sal, identificadas em 2001 como sendo as mais necessitadas quanto à problemática da população.

Para Nélida Rodrigues, o facto do programa estar direccionado para essas cinco ilhas não impede que ele possa dar respostas a eventuais problemas pontuais noutros pontos do arquipélago.

As relações entre o FNUAP e Cabo Verde remontam aos anos 80, tendo essa agência disponibilizado, até à data, mais de 12 milhões de dólares em diversos programas virados para áreas como a saúde reprodutiva, género e promoção da mulher e da juventude.

Graças ao apoio do FNUAP, Cabo Verde pôde, entre outras realizações, levar a cabo os recenseamentos gerais da população e habitação em 1980, 1990 e 2000, bem como um inquérito demográfico e de saúde reprodutiva.

Com o apoio do FNUAP, o governo de Cabo Verde pôde igualmente elaborar e implementar a sua política nacional de população e o programa nacional de saúde reprodutiva, que abrange essencialmente os jovens.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem