As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Vice-presidente sul-africano quer fortalecer parceria estratégica
- 10-Aug-2004 - 18:27

O vice-presidente sul- africano, Jacob Zuma, disse hoje, à chegada à Cidade da Praia, para uma visita oficial de dois dias a Cabo Verde, que a África do Sul tem todo o interesse em fortalecer a parceria estratégica com o arquipélago.



Zuma salientou, no entanto, que as relações entre os dois países "já são muito boas" e que "não são novas, remontam ao tempo da luta - pela independência em Cabo Verde e contra o apartheid na África do Sul - e estão em constante aprofundamento".

"Há, todavia, muito ainda para fazer neste domínio", disse Zuma, sublinhando que "as expectativas são muito altas para o que vai seguir-se a esta visita".

O governante sul-africano não adiantou quais os passos para para aprofundar as relações bilaterais, mas salientou que na sua comitiva encontram-se vários ministros, incluindo o da Indústria e Comércio, directores gerais de vários sectores e governadores provinciais para afirmar que esta visita vai permitir "definir as áreas onde uma maior aproximação terá mais impacto".

Zuma admitiu que as áreas da pesca, indústria e turismo são aquelas onde "muito pode ser feito", salvaguardando, porém, que "outras - com relevância para a economia - podem emergir das negociações que vão seguir-se".

Questionado pelos jornalistas, Jacob Zuma admitiu ainda que a África do Sul e Cabo Verde podem colaborar "de forma eficaz"no combate ao HIV-SIDA tendo em conta que o governo sul-africano tem "programas elaborados para dar luta à doença", nomeadamente no campo da ligação entre a acção do Estado e a sociedade civil.

Jacob Zuma aproveitou a questão da SIDA para frisar que a parceria estratégica entre os dois países "tem muitas áreas para ser alargada" e defendeu que "não falta vontade política a ambos os países" para dar seguimento a esse desígnio.

A mesma convicção manifestou o primeiro ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, ao defender a "extrema importância" da visita do governante sul-africano, adiantando que "a África do Sul pode ser uma das âncoras para o desenvolvimento" do arquipélago.

"Estamos, com esta visita, a consolidar as relações de cooperação existentes, que serão confirmadas agora", afirmou referindo- se aos acordos assinados nos sectores do turismo, pesca e indústria em Julho de 2003, altura em que o primeiro-ministro cabo-verdiano visitou a África do Sul.

José Maria Neves realçou que "existem todas as condições" para que os dois países obtenham sucessos mútuos com a intensificação da cooperação.

Na visita de dois dias a Cabo Verde, Jacob Zuma manterá encontros, além do primeiro-ministro, com o Presidente da República, Pedro Pires, e com o presidente da Assembleia Nacional, Aristides Lima, ao mesmo tempo que delegações dos dois países vão estar reunidas ao longo do dia.

Durante a sua estada em Cabo Verde, o vice-presidente sul- africano tem ainda previstas deslocações às ilhas de São Vicente e do Sal.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem