As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Jacob Zuma quer fortalecer relações entre África do Sul e Cabo Verde
- 10-Aug-2004 - 23:17


O vice-presidente da África do Sul, Jacob Zuma, disse hoje em Cabo Verde, no primeiro de dois dias de visita oficial, que o seu Governo está empenhado em fortalecer as relações com o arquipélago.


Num almoço oficial oferecido pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, o governante sul-africano adiantou que as negociações hoje mantidas entre delegações dos dois países "indicam claramente que a cooperação bilateral está em plena fase de expansão".

Jacob Zuma adiantou que as áreas das pescas, turismo, protecção do ambiente, ensino e infra-estruturas são as que melhores condições ostentam para crescer a partir desta visita a Cabo Verde.

Depois de reafirmar o empenho da África do Sul na expansão da paz no continente africano enquanto membro da União Africana(UA), Jacob Zuma recordou a atribuição a Amílcar Cabral, pelo Estado sul-africano, da Ordem dos Companheiros de Oliver Tambo, um dos heróis sul-africanos ao lado de Nelson Mandela ou Steve Biko.

Zuma foi, alias, prolífico em elogios a Amilcar Cabral, "pai" das independências da Guiné e Cabo Verde, lembrando que Cabral é "reconhecido no continente africano como um líder e lutador pela liberdade e um revolucionário.

Na mesma ocasião, o primeiro-ministro de Cabo Verde defendeu que o Conselho de Segurança (CS) da ONU "carece de reformas que garantam a equidade da representação regional", numa clara alusão à possibilidade de a África do Sul vir a ser um dos países com assento permanente no CS.

José Maria Neves sublinhou ainda a "importância primordial" que a África do Sul tem tido na resolução dos conflitos em África, particularmente na África Central e Oriental.

Destacou, neste contexto, a questão de Darfur, no Sudão, afirmando que Cabo Verde "apoia e encoraja firmemente todos os esforços em curso", bem como as medidas que se anunciam por parte da UA e da comunidade internacional para "evitar uma catástrofe humanitária" naquela região.

E, tal como Zuma, Neves enalteceu ainda as boas relações entre os dois países e sublinhou a importância da África do Sul enquanto parceiro estratégico para o desenvolvimento do arquipélago.

A visita oficial de Jacob Zuma a Cabo Verde termina na quarta-feira na ilha do Sal, de onde parte para o Benin, no âmbito de uma viagem que o governante sul-africano está a realizar no continente.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem