As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Praia e Bissau estão
cada vez mais perto

- 11-Aug-2004 - 14:30


Ligações aéreas serão, numa primeira fase, semanais. Brasil é outro dos objectivos estratégicos

Uma delegação chefiada pelo Director Comercial da TACV, Raul Andrade, viaja, no próximo sábado, para a Guiné-Bissau onde já tem encontros marcados com responsáveis governamentais pela área dos transportes. Segundo Raul Andrade, a TACV deverá iniciar em Novembro voos entre Praia e Bissau. Já é dado adquirido que as ligações entre essas duas capitais serão semanais, mas é provável que a frequência venha a ser maior.


Por Óscar Rodrigues (*)

Raul Andrade garantiu ainda que também já está assente que os voos serão mistos por sugestão da delegação da TACV na Guiné-Bissau que nunca chegou a ser desactivada.

Recorde-se que a transportadora nacional de Cabo Verde suspendeu as suas actividades comerciais em Bissau logo a seguir ao levantamento militar de Ansumane Mané que acabou por derrubar o ex-presidente Nino Vieira.

Neste momento há voos diários para a Guiné-Bissau, via Senegal, realizados conjuntamente pela TACV e pela Air Senegal Internacional.

A necessidade de voos directos tem sido manifestada não só pelo Governo guineense como por diversos operadores. Ainda recentemente no quadro da visita do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Victor Borges, a Bissau, a questão da ligação aérea e marítima entre Cabo Verde e a Guiné-Bissau voltou a estar sobre a mesa.

Agora tudo está nas mãos dos operadores económicos dos dois países. Os cabo-verdianos querem exportar conservas e bolachas e os guineenses mariscos, caju e calabaceira.

Mas os operadores anseiam também pela ligação marítima para viabilizar por exemplo a colocação da madeira guineense em Cabo Verde.

Voos diários e ligações marítimas com o Brasil

Recorde-se que no passado dia 29 de Julho, Cabo Verde e o Brasil assinaram um acordo aéreo que permite a realização de voos diários entre os dois países.

O documento, assinado no final da visita oficial do presidente brasileiro, Lula da Silva, ao arquipélago, permite ainda alterar os destinos dos voos que actualmente se fazem apenas entre a ilha do Sal e a cidade brasileira de Fortaleza.
"No fundo, este acordo legitima aquilo que já existe e abre novas perspectivas para as companhias aéreas dos dois países", explicou Victor Borges.

Por definir ficou ainda a criação de mecanismos que permitam o arranque de uma ligação marítima regular entre os dois países, tendo este assunto feito parte de um "protocolo de intenções" igualmente assinado pelos dois governos.

No entanto, tanto Lula da Silva como o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, realçaram a importância da existência de uma ligação marítima entre Cabo Verde e o Brasil.

(*) Com a Semana


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem