Apoio ao investimento estrangeiro em Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Brasil
Simpósio Amílcar Cabral para reflectir o futuro de África
- 13-Aug-2004 - 19:55


Os ex-presidentes portugueses Mário Soares e Ramalho Eanes e o chefe de Estado moçambicano, Joaquim Chissano, são alguns dos participantes no II Simpósio Amílcar Cabral, a decorrer na Cidade da Praia, entre 9 e 12 de Novembro próximo.


O evento decorre sob o lema "Pensar pelas nossas cabeças", uma das ideias que, segundo a organização, a Fundação Amílcar Cabral (FAC), norteou a vida do "pai" das independências de Cabo Verde e Guiné-Bissau, uma referência para as gerações vindouras em todo o continente africano.

Subjacente à ideia do livre pensamento, que a FAC escolheu como azimute para o simpósio socorrendo-se da citação de Amilcar Cabral "pensar pelas nossas cabeças", está uma questão que o encontro pretende ver respondida e se prende com a necessidade de novas posturas tanto de políticos como dos intelectuais africanos.

De uma "profunda reflexão" acerca da ligação, "que se exige frutuosa", entre a produção intelectual e a política em África hoje, deverá sair do simpósio uma resposta.

Para ajudar a encontrar a solução, a FAC, para além de Soares, Eanes e Chissano, convidou também Luís Cabral, irmão e companheiro da "luta" de Amílcar.

Luís Cabral foi ainda o primeiro presidente da Guiné-Bissau, cargo de que foi derrubado, em 1980, por um golpe de Estado liderado por João Bernardo "Nino" Vieira.

Na extensa lista de participantes no Simpósio Amilcar Cabral, contam-se ainda o antigo presidente argelino Ahmed Ben Bella e o ex- director-geral da UNESCO Amadou M'Bow, além de "dezenas" de historiadores e professores universitários da Europa, Brasil, Estados Unidos e África.

O próprio presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, foi convidado pelo seu homólogo cabo-verdiano, Pedro Pires, aquando da sua visita ao arquipélago, há cerca de duas semanas, para integrar a Comissão de Honra do simpósio.

Amílcar Cabral, morreu em circunstâncias ainda por apurar, a 20 de Janeiro de 1973, na capital da Guiné-Conacri, meses antes da declaração unilateral da independência da Guiné-Bissau, proclamada em Madina do Boé.

Sobre Amílcar Cabral, documento que anuncia o simpósio refere que foi um político que "sempre procurou, sem filiações dogmáticas, a produção intelectual que pudesse iluminar o seu caminho".

"E sempre com uma consciência aguda de que só uma produção intelectual aberta à experiência, e com a capacidade de forjar conceitos operatórios e estratégicos podia potenciar projectos de emancipação", adianta o texto.

Contudo, adverte a Fundação Amílcar Cabral, "ainda hoje continua a não ser prática em África uma ligação virtuosa entre a produção intelectual e a definição de políticas".

Com a realização do Simpósio, A FAC quer contribuir para a constituição de um espaço de promoção do debate sobre as ideias alternativas acerca do desenvolvimento de África, inspirada sempre na ambição de "pensar pelas nossas próprias cabeças" e de acordo com a "própria realidade" africana.

Para atingir esses objectivos, o simpósio debruçar-se-á fundamentalmente sobre três grandes painéis temáticos para debate: a "História, Cultura e Identidade"; a "Construção do Estado em África e o "Desenvolvimento e Integração Regional Africana no contexto da Globalização".


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 
 

Find Your Rental Car
 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design e SEO Portugal / Brasil por NOVAimagem