As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
«Incidente com Presidente de Cabo Verde está esclarecido»
- 17-Sep-2004 - 15:12


O chefe da diplomacia cabo-verdiana, Vítor Borges, afirmou hoje que está completamente esclarecido o incidente com o Presidente de Cabo Verde no Aeroporto de Lisboa que perturbou as relações entre os dois países nos últimos meses.


Vítor Borges, que falava à imprensa após um encontro em Lisboa com o seu homólogo português, António Monteiro, referia-se ao incidente em que a polícia portuguesa terá obrigado o Presidente cabo-verdiano, Pedro Pires, a sujeitar-se aos controlos de segurança aeroportuários, noticiado no sábado passado pelo semanário Expresso.

"Discutimos esta questão, não necessariamente porque saiu na imprensa, e está tudo esclarecido. Terá havido um problema de gestão de informação, mas está tudo esclarecido", disse o ministro cabo-verdiano.

Questionado sobre se recebeu um pedido de desculpas do governo português a propósito deste incidente, Vítor Borges respondeu afirmativamente: "Foi-me feito pelo senhor ministro".

Segundo António Monteiro, no entanto, "não houve uma atitude do governo português que justificasse um pedido formal de desculpas".

"Tratou-se de uma questão técnica, da companhia aérea. Mas, obviamente, não queremos que isto se repita, sobretudo com o Presidente de um país, como Cabo Verde", com quem Portugal mantém estreitas relações bilaterais, disse o ministro português.

Em declarações aos jornalistas à margem da conferência de imprensa, o porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros, António Carneiro Jacinto, informou que a exigência de controlo a todos os passageiros foi feita pelo comandante do voo da companhia britânica British Airways em que Pedro Pires ia embarcar.

Segundo a notícia de primeira página do Expresso, intitulada "Presidente de Cabo Verde "humilhado" na Portela", o incidente remonta a 20 de Abril deste ano e deu-se quando Pedro Pires passou pelo Aeroporto de Lisboa, em trânsito, numa viagem com destino à Líbia, e foi informado por elementos da polícia portuguesa que teria de passar pelo detector de metais como todos os outros passageiros.

Segundo o jornal, os elementos da polícia foram insensíveis aos argumentos apresentados pelos funcionários do protocolo cabo- verdiano e Pedro Pires, na iminência de perder o avião, acabou por se sujeitar ao controlo.

Ainda segundo o semanário, o embaixador cabo-verdiano em Lisboa, Onésimo Silveira, levantou a questão numa reunião da CPLP e, perante a ausência de qualquer resposta portuguesa, voltou a suscitá-la na cimeira ministerial daquela organização, que se realizou em finais de Junho em São Tomé e Príncipe.

O silêncio de Lisboa manteve-se e, por isso, o embaixador decidiu acabar por enviar um protesto formal para o Ministérios dos Negócios Estrangeiros.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem