As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Moçambique e Espanha em mostra conjunta «Musiqueiros de Noite Enluarada»
- 28-Sep-2004 - 12:16


O pintor moçambicano Roberto Chichorro e a escultora espanhola Alejandra Majewski apresentam, entre 09 e 31 de Outubro, "Musiqueiros de Noite Enluarada", uma exposição conjunta no espaço de arte Ditec, em Lisboa.


De acordo com a crítica de arte Maria João Fernandes - que assina o texto do catálogo - os acrílicos sobre tela que o artista africano apresenta situam-se "num lugar geométrico, raro, onde se encontram duas civilizações, duas culturas".

Aludindo às cores e ambientes das telas do pintor, Maria João Fernandes acrescenta que "África é, na pintura de Chichorro, como a Rússia o foi na obra de Chagall, o território de uma memória original, de um paraíso à medida do humano".

Quanto ao trabalho de Alejandra Majewski, escreve a crítica de arte: "Na sua escultura em bronze e em cerâmica a figura humana tem um lugar fundamental em complexos jogos entre a forma fragmentada e os espaços que a percorrem ou envolvem".

Ainda na opinião de Maria João Fernandes, "na sugestão de volumes virtuais anunciados pelos vazios, ou no precioso recorte das figuras, [as esculturas de Alejandra Majewski] criam uma atmosfera surrealizante ao modo de Dali".

Roberto Chichorro já expôs em Portugal, Espanha, Cuba, Cabo Verde, República Dominicana, Suécia e Estados Unidos e encontra-se representado em colecções privadas em França, Bélgica, Alemanha, Nicarágua, Tanzânia, Brasil, Itália e inúmeros outros países.

O pintor foi agraciado com o Prémio de Aquisição do Salão de Arte Moderna de Luanda (1973), com uma Menção Honrosa no Salão de Outono do Casino do Estoril (1987) e com outra Menção Honrosa na Bienal de Óbidos (1991).

A escultora Alejandra Majewski, que se formou em Buenos Aires e reside em Madrid desde 1981, tendo adquirido a nacionalidade espanhola, já apresentou a sua obra ao público em Portugal, Espanha, República Dominicana, França, Bélgica e Estados Unidos.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem