As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Sintonia quer afirmar-se como uma tendência no MpD
- 28-Sep-2004 - 20:01


O movimento Sintonia com Cabo Verde ( ScV) quer afirmar-se formalmente como uma tendência dentro do MpD. Para tal, pensa participar com uma moção de estratégia e uma lista para a Direcção Nacional na próxima convenção desse partido, agendada para finais de Novembro deste ano, na Praia.


O desafio foi lançado ontem pelo seu líder Gualberto do Rosário, numa sessão pública, que decorreu no Centro Cultural do Mindelo.

Gualberto garante que vai, exigir a regulamentação do direito de tendência, consagrado no estatuto do MpD ainda em vigor. Este que já foi Presidente do MpD assegurou ainda que Sintonia com Cabo Verde passará a ter uma acção constante, motivo por que está a trabalhar para apresentar uma lista alternativa à Direcção Nacional na próxima convenção.

Sintonia pretende ainda, segundo do Rosário, contribuir para a afirmação das ideias do MpD, pelo que vai submeter uma moção de estratégia à magana assembleia de Novembro.

Rosário promete também reformar os estatutos do partido deixando assim à apreciação dos militantes a possibilidade de o presidente da organização passar a ser eleito directamente pelos membros.

E em noite a sugerir mudanças na vida deste que é maior partipo da oposição em Cabo Verde, Gualberto do Rosário quis também falar em consensos. Consenso em torno de questões fundamentais da vida partidária, e consenso para combater qualquer tentativa da exclusão interna dos membros da vida do seu partido.

Os mentores deste movimento que surge a reivindicar a mudança na continuidade que saia da próxima convenção: um homem forte legitimado por uma votação expressiva das bases, e que dará garantia ao eleitorado de ganhar as legislativas de 2006 e governar bem, evitando o que está acontecer, neste momento, com o governo do PAICV.

Mas como o exemplo começa pela casa de cada um Gualberto do Rosário não deixou de lembrar às pessoas que integram Sintonia com Cabo Verde que terão que guiar-se pelo princípio da ética, colocando Cabo Verde acima de tudo e utilizando o MpD como instrumento para servir Cabo Verde.

ScV auto define-se pois como uma força dentro do MpD, que tem como adversário o PAICV, o partido cuja governação piorou a situação económica e social em Cabo Verde.

A reunião de ontem decorreu no Centro Cultural do Mindelo, que estava completamente cheio. Além do coordenador local, João Santos, que abriu a sessão, falou Manuel Fernandes.

Este apresentou Gualberto como um homem que cria paixões, que suscita inquietações e provoca raivas, sobretudo ao PAICV. «Foi por isso que inventaram a história dos 2 milhões de dólares e agora as dívidas dos telemóveis”, referiu aquele responsável que lamentou, porém, existir inclusive membros do MpD que tendem a acreditar nessa mensagem dos tambarinas.

Além dos dirigentes mais representativos do movimento ventoinha local, a referida reunião contou com a presença da presidente da Câmara de S.Vicente, Isaura Gomes, eleitos municipais e alguns dos novos dirigentes da JPD, eleitos na Assembleia concelhia que decorreu no final da semana passada, em S.Vicente.

Fonte: A Semana


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem