Apoio ao investimento estrangeiro em Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Brasil
Fundação brasileira lança livro de fortificações portuguesas Salvador
- 5-Oct-2004 - 18:51


"Fortificações Portuguesas de Salvador Quando Cabeça do Brasil" é o título do livro lançado hoje pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), da Bahia, no Museu Náutico da Bahia, localizado no Forte Santo António da Barra, em Salvador.


O livro, do professor de História Universal da Arquitectura da Universidade Federal da Bahia (UFBa) Mário Mendonça de Oliveira, analisa a história das fortificações portuguesas em Salvador.

O presidente da FGM, Francisco Senna, disse que o livro é consequência "de uma ampla e apurada pesquisa realizada pelo autor em bibliotecas, arquivos e museus de três cidades portuguesas: Lisboa, Porto e Guimarães".

O livro "analisa as fortificações portuguesas construídas em Salvador com a finalidade de defesa da cidade e da região, além dos tipos de armamentos da época - baterias de canhões das duas guerras mundiais - e a existência da Escola Baiana de Arquitectura, que funcionava num casario localizado no Corredor da Vitória", assinalou Francisco Senna.

Devido às características de sua localização e topografia, e, principalmente, em consequência da colonização portuguesa, Salvador nasceu praticamente sob o signo da defesa e com forte influência de uma arquitectura que teve origem na Europa, mais precisamente em Portugal.

A cidade foi erguida nos moldes das cidades portuguesas e até as pedras dos seus edifícios eram trazidas da metrópole.

Localizada no alto de uma escarpa, entre a Baía de Todos os Santos e os morros, Salvador foi a primeira cidade planeada do Brasil, com os portugueses a terem o cuidado de a construir de acordo com as características das suas cidades de origem, conservando a arquitectura medieval de Lisboa, com ruas estreitas, curvas e dispostas perpendicularmente umas às outras, transformando a cidade numa cidade-fortaleza.

Foram os portugueses que deram início à implantação de um sistema de defesa que cresceu até o século XVIII, com a construção de uma grande muralha de taipa e barro, suficiente para protecção contra as flechas dos índios, e que é considerada a primeira obra militar portuguesa na capital baiana.

Com o passar dos anos, a muralha foi reforçada e ampliada com o uso de pedras e de sal e com baluartes, na parte de frente para o mar, e torres encasteladas nas portas voltadas para São Bento e Carmo.

Na realidade, existia por parte da Corte Portuguesa uma preocupação constante com a defesa do lado do mar, de onde os corsários estrangeiros ameaçavam a cidade, e como a simples muralha era insuficiente contra a artilharia da época, foi construído um sistema de defesa com trincheiras e fortificações edificadas em lugares estratégicos e armadas de acordo com a evolução da arte da guerra.

No século XVII foi inaugurada em Salvador a Escola de Arquitectura Militar para formação de profissionais que iriam trabalhar com técnicas de defesa.

Salvador conta hoje com uma série de importantes fortes portugueses, holandeses e italianos, nomeadamente, São Pedro, Santo António da Barra, Santa Maria, São Diogo, Nossa Senhora de Monte Serrat, São Marcelo, Santo Abelardo e Santo António Além do Carmo.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 
 

Find Your Rental Car
 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design e SEO Portugal / Brasil por NOVAimagem