As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Missão da CPLP só chega a Bissau no domingo
- 9-Oct-2004 - 14:59


Os chefes da diplomacia timorense e são-tomense, que deveriam chegar hoje a Bissau, só aterrarão na capital guineense na manhã de domingo, face à necessidade de manter reuniões em Lisboa, disse hoje à agência Lusa o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros.


De acordo com a mesma fonte, José Ramos-Horta e Ovídeo Pequeno partem domingo às 06:00 para integrar a delegação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que se desloca à Guiné-Bissau para ajudar na mediação da sublevação militar desencadeada quarta-feira por um grupo de jovens militares, que exigem o pagamento de salários em atraso e o fim da corrupção nas Forças Armadas.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, que é também o representante especial da CPLP para a Guiné-Bissau, e de São Tomé e Príncipe juntar-se-ão ao secretário-executivo da comunidade, o cabo-verdiano Luís Fonseca, que se encontra desde sexta-feira na capital guineense.

Entretanto, em Bissau, prosseguem as múltiplas reuniões entre as diferentes partes implicadas nas conversações, desde o governo, à presidência, partido no poder, representantes da hierarquia e dos militares revoltosos, havendo alguma confusão sobre a realização dos vários encontros.

O governo reuniu-se de manhã numa espécie de "Conselho de Ministros", presidido pelo primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior, que, depois do encontro seguirá, de imediato, para a sede do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, no poder), de que é líder.

O PAIGC reuniu a sua Comissão Permanente, alargada ao Bureau Político, e deverá, ainda esta manhã, divulgar um comunicado para dar conta das suas resoluções e de eventuais mexidas no executivo de Carlos Gomes Júnior.

Fonte deste partido indicou que esta última questão tem atrasado os trabalhos, uma vez que há discordâncias sobre quem é que deve sair e quem deve ser responsabilizado, no seio do executivo, pelos acontecimentos de quarta-feira última.

Segundo a fonte, os nomes mais ventilados são os dos titulares das pastas da Defesa, Daniel Gomes, também porta-voz do PAIGC, e do Interior, Lassana Seidi, embora haja outros ministros que possam ser substituídos.

Paralelamente, está reunida na sede da Marinha, em Bissau, a Comissão Técnica Negocial, desconhecendo-se ainda quando será assinado o "memorando de entendimento" entre governo e militares revoltosos, anunciado sexta-feira por Carlos Gomes Júnior.

Nesse mesmo dia, mas à noite, fonte governamental indicou à Lusa que as conversações com os revoltosos estavam a decorrer de forma positiva, mas que faltava ainda um consenso em relação a alguns dos pontos da agenda negocial, que não especificou.

Para as 11:00 locais (12:00 em Lisboa), estava prevista uma reunião na Presidência da República, presidida pelo chefe de Estado guineense, Henrique Rosa, com todas as partes implicadas nas conversações.

No entanto, o início dos trabalhos está bastante atrasado, devido ao retardar do início das diferentes reuniões que antecedem o encontro na Presidência guineense.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem