As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Início do exercício militar Felino 2004 adiado para quinta-feira
- 12-Oct-2004 - 14:04


O início do exercício militar Felino 2004, que vai decorrer na região de Cabo Ledo, cerca de 120 quilómetros a sul de Luanda (Angola), com tropas especiais dos países lusófonos, apenas terá lugar quinta-feira, disse hoje fonte militar.


A abertura deste exercício militar, que visa treinar tropas especiais dos países lusófonos para actuar em operações de manutenção de paz, será presidida pelo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, general Agostinho Nelumba "Sanjar".

O exercício tinha inicialmente sido marcado para começar hoje, mas um atraso na chegada de algumas das delegações militares que o integram levou a que a sua abertura apenas ocorra quinta-feira.

As delegações militares de Moçambique e de Timor-Leste já se encontram em Angola, sendo esperado ao fim da tarde de hoje em Luanda o avião da Força Aérea Portuguesa que transporta os militares de Portugal, Guiné-Bissau e Cabo Verde.

A delegação brasileira apenas deve chegar à capital angolana na quarta-feira.

O Felino 2004 conta com a participação de cerca de 600 militares de tropas especiais, dos quais 500 são efectivos das Forças Armadas Angolanas, estando os restantes países da CPLP representados com duas dezenas de militares cada.

A delegação portuguesa integra militares do Centro de Instrução de Operações Especiais e do Batalhão de Comandos, do Exército, e do Destacamento de Acções Especiais do Corpo de Fuzileiros, da Marinha.

Esta é a quarta edição destes exercícios militares, mas a primeira que se realiza num país africano de língua portuguesa, depois das anteriores se terem realizado em Portugal (2000 e 2001) e no Brasil (2003).

Neste exercício, que decorre até 26 de Outubro, serão treinados alguns dos procedimentos a aplicar em operações de manutenção de paz, entre os quais a escolta de comboios humanitários, segurança de altas entidades, evacuações médicas, postos de observação e missões de reconhecimento.

A intenção é melhorar a eficácia das forças especiais dos estados membros da CPLP ao nível do planeamento, comando, controlo e conduta.

A criação destes exercícios militares surgiu na sequência de uma proposta portuguesa apresentada durante a primeira reunião de Chefes de Estado-Maior das Forças Armadas da CPLP, que se realizou em Maio de 1999, em Lisboa.

A próxima edição do exercício Felino está marcada para 2005, em Cabo Verde.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem