As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
«Felino 2004 é prova da afirmação da CPLP», diz o general Sanjar
- 14-Oct-2004 - 17:23


O Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, general Agostinho Nelumba "Sanjar" destacou hoje a afirmação da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) em vários domínios, entre os quais a defesa e segurança.


O responsável militar angolano, que falava na abertura do exercício "Felino 2004", com a participação de tropas especiais dos estados membros da CPLP, referiu que a cooperação entre os países lusófonos na área da defesa e segurança tem como objectivo dar resposta a situações de natureza conjuntural, especialmente de crise e de conflito.

Nesse sentido, o general "Sanjar", citado pela agência de notícias angolana, ANGOP, recordou que o exercício militar que hoje começou na região de Cabo Ledo, a 120 quilómetros a sul de Luanda, visa treinar as forças armadas dos países da CPLP para actuações em operações de paz.

O "Felino 2004" conta com a participação de cerca de 600 militares de tropas especiais, dos quais 500 são efectivos das Forças Armadas Angolanas.

A delegação portuguesa integra 20 militares do Centro de Instrução de Operações Especiais e do Batalhão de Comandos, do Exército, e do Destacamento de Acções Especiais do Corpo de Fuzileiros, da Marinha.

Os restantes países da CPLP estão presentes com cerca de duas dezenas de efectivos das suas tropas especiais, com a excepção de Timor-Leste que apenas participa com dois oficiais na qualidade de observadores.

Um comunicado do gabinete de imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros português, que refere a participação de Portugal nos exercícios, acrescenta que, com autorização de Angola, os Estados Unidos participam com três observadores na Felino 2004.

Os exercícios envolvem ainda a participação de helicópteros M- 17, M-35 e ALL-III, cedidos pela Força Aérea de Angola, enquanto a Marinha de Guerra disponibiliza uma lancha de desembarque e oito botes pneumáticos.

Esta é a quarta edição destes exercícios militares, mas a primeira que se realiza num país africano de língua portuguesa, depois das anteriores se terem realizado em Portugal (2000 e 2001) e no Brasil (2003).

Neste exercício, que decorre até 26 de Outubro, serão treinados alguns dos procedimentos a aplicar em operações de manutenção de paz, entre os quais a escolta de comboios humanitários, segurança de altas entidades, evacuações médicas, postos de observação e missões de reconhecimento.

A criação destes exercícios militares surgiu na sequência de uma proposta portuguesa apresentada durante a primeira reunião de Chefes de Estado-Maior das Forças Armadas da CPLP, que se realizou em Maio de 1999, em Lisboa.

A próxima edição do exercício "Felino" está marcada para 2005, em Cabo Verde.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem