As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Portugal disponibiliza aviao e combustível para combate a gafanhotos
- 18-Oct-2004 - 19:04


O Governo português disponibilizou um avião C-130 da Força Aérea e 7.600 litros de combustível em resposta ao pedido de "ajuda de emergência" das autoridades cabo-verdianas para combater uma praga de gafanhotos que assola o arquipélago.


Cabo Verde pediu ao Governo português no passado sábado que cedesse e transportasse até ao arquipélago combustível usado nas pequenas aeronaves para dispersar pesticida, denominado "100 LL".

"A resposta positiva foi imediata", disse o embaixador português em Cabo Verde, Francisco Ribeiro Telles.

As duas aeronaves para o combate aéreo à praga de gafanhotos do deserto, que as autoridades cabo-verdianas consideram ser "muito grave neste momento", embora já se faça sentir no país há cerca de dois meses, foram cedidas, tal como o pesticida, por Marrocos.

Em Cabo Verde não existe o combustível usado nesses aparelhos e o seu transporte por via marítima levaria mais de 10 dias, o que motivou o pedido das autoridades cabo-verdianas a Portugal.

Paralelamente a este pedido, explicou o embaixador português, foi feito um segundo apelo para que o mesmo Hércules C-130 que transportou os 7.600 litros de combustível "100 LL" permanecesse mais dois dias em Cabo Verde para permitir o transporte das duas pequenas aeronaves marroquinas.

Os aparelhos cedidos por Marrocos, que se encontram no aeroporto da ilha do Sal, não dispõem de capacidade para voar entre as ilhas mais afectadas pela praga de gafanhoto.

"Se existirem condições técnicas para o efeito - salvaguardou Francisco Ribeiro Telles - serão transportadas pelo C-130 em direcção às ilhas onde for aconselhado a sua utilização" no combate aos enxames de insectos que chegaram a Cabo Verde.

Tecnicamente o transporte é considerado possível, bastando para tal proceder ao desmantelamento das asas das aeronaves, que chegaram a Cabo Verde desde Marrocos igualmente por via aérea.

O C-130 deverá transportar as duas avionetas para as ilhas de Santiago, Maio e Boavista, onde a praga de gafanhoto do deserto se faz sentir com "significativa gravidade", embora as ilhas de Santo Antão e Fogo sejam as consideradas em maior risco.

A utilização de meios aéreos no combate ao gafanhoto do deserto não é, todavia, possível em Santo Antão e Fogo devido à sua sinuosa geografia.

O gafanhoto do deserto chegou em múltiplas vagas, este ano, pela primeira vez em Julho, oriundos da costa da África Ocidental, nomeadamente de países como o Senegal e a Mauritânia, onde a infestação tem causado prejuízos de larga monta.

Também em Cabo Verde o ministério do Ambiente, Agricultura e Pesca (MAAP) estima que cerca de 200 hectares de culturas tenham sido já destruídos.

Registaram-se, porém, outros estragos - sem a destruição total das colheitas - em plantações de milho, feijão, tomate e papaia, entre outros.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem