As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
«CPLP ainda não se afirmou no plano internacional», afirma Mari Alkatiri
- 19-Oct-2004 - 11:01


A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) "ainda não criou os mecanismos que a afirmem no mundo", lamentou hoje em Díli o chefe do governo de Timor-Leste.


Mari Alkatiri defendeu que a organização "tem de começar a pensar em desenvolver" mecanismos que tirem partido da distribuição geográfica e da integração geopolítica dos seus oito Estado membros, tendo como objectivo "fazer render melhor a CPLP no seu conjunto".

A CPLP, criada em 1996, integra actualmente os países lusófonos - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

O primeiro-ministro timorense falava à imprensa pouco antes de deixar Díli a caminho de Jacarta, onde representará Timor-Leste na cerimónia de posse de Susilo Bambang Yudhoyono, primeiro presidente da Indonésia eleito por sufrágio directo e universal.

A este respeito, Mari Alkatiri destacou o convite feito a Timor-Leste, considerando as "relações bilaterais existentes e os assuntos ainda pendentes por resolver".

"Mas fundamentalmente (a presença de Timor-Leste nos festejos) é para felicitar todo o povo indonésio pela forma exemplar como assumiu a democracia", sublinhou.

"A Indonésia está a caminhar bem. Assumiu a democracia e os resultados são evidentes: através de eleições, pela primeira vez, o povo indonésio elegeu o seu presidente e isso é muito importante", acrescentou.

Relativamente às relações entre Díli e Jacarta, Mari Alkatiri é de opinião que a eleição de Susilo Bambang Yudhoyono, que quarta- feira será empossado, substituindo a presidente em exercício Megawati Sukarnoputri, se traduzirá "numa evolução na continuidade".

A comitiva timorense aos festejos inclui o ministro da Educação, Armindo Maia, e o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Olímpio Branco.

A presença de Armindo Maia na comitiva foi justificada por Alkatiri com a manutenção de mais de mil estudantes timorenses nos estabelecimentos de ensino indonésios, e "de outras centenas mais", à margem dos circuitos oficiais bilaterais.

"Há que encontrar uma forma de manter esses estudantes na Indonésia, a baixo custo como tem sido até agora", disse.

Quanto à inclusão de Olímpio Branco, o chefe do governo salientou que as relações bilaterais passam pelos Negócios Estrangeiros, mas acentuou que o objectivo não é continuar as negociações em curso.

Os dois países mantêm em aberto negociações relativas à demarcação da linha de fronteira terrestre e marítima e responsabilização dos autores morais e materiais da violência registada em Timor-Leste em 1999.

"Nós não vamos fazer negociações em tempo de festa e de jejum. Vamos tentar dizer que estamos prontos para negociar no momento mais oportuno", concluiu.

A Indonésia, maior país muçulmano do mundo, está em pleno período de respeito do Ramadão.

O regresso da comitiva timorense a Díli está marcado para a próxima sexta-feira.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem