As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Dois maiores partidos da oposição querem inquérito sobre sublevação
- 22-Oct-2004 - 16:35


As duas maiores forças políticas da oposição guineense, os partidos da Renovação Social (PRS) e Unido Social-Democrata (PUSD), defenderam hoje a necessidade de se realizar um inquérito às razões que levaram à sublevação militar de 06 deste mês.


A decisão foi comunicada aos jornalistas no final de audiências separadas com o presidente guineense, Henrique Rosa, pelos vice-presidentes do PRS, Iaia Djaló, e do PUSD, Augusto Barai Mango.

Os dois dirigentes manifestaram "disponibilidade total" para colaborar com o governo do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) na busca de soluções para se pôr cobro à crise político-militar.

Ambos recusaram falar sobre o actual momento das negociações entre governo, militares e revoltosos, nomeadamente na escolha das novas chefias militares, tema que tem concentrado todas as atenções no país.

"A lei tem de ser respeitada e, como tal, cabe o Presidente da República, sob proposta do Governo, proceder às respectivas nomeações. O PRS não se vai envolver nisso", disse Iaia Djaló.

Quanto aos inquéritos às mortes do chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), general Veríssimo Seabra, e do porta-voz das Forças Armadas, coronel Domingos de Barros, os vice- presidentes dos dois partidos insistiram na necessidade de se descobrir a verdade.

"Deve haver um inquérito para saber o que, de facto, provocou toda esta situação, para que sejam apuradas responsabilidades. Não se pode continuar a aceitar a impunidade", sublinhou, por seu lado, Augusto Mango, defendendo que os militares devem estar subordinados ao poder político.

Tanto Augusto Mango como Iaia Djaló rejeitaram qualquer ligação do PUSD e do PRS à sublevação, negando as afirmações do primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior, que afirmou repetidamente que há motivações políticas por trás da insubordinação, responsabilizando "certos partidos da oposição".

"A oposição é muito alargada. Nós não sabemos quem está, se alguém está, envolvido. Mostramos desde o princípio da governação do PAIGC (Maio deste ano) que havia a necessidade de existir estabilidade política e fizemos até um acordo parlamentar com o partido no governo, que o rompeu", sublinhou o vice-presidente do PRS.

"Se o PAIGC, na pessoa do seu líder, tem conhecimento de que há pessoas atrás da sublevação, cabe-lhe, como partido no governo, tomar todas as medidas para evitar o caos", reclamou.

Iaia Djaló, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros num dos governos do destituído presidente Kumba Ialá, sustentou que, entre as razões subjacentes à insubordinação, se conta a "falta de diálogo demonstrada pelo governo".

Após as audiências com o presidente guineense, as duas delegações foram igualmente recebidas pelo primeiro-ministro, encontros destinados a manter informados os partidos políticos do país sobre os acontecimentos registados no país.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem