As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Na educação, os países em desenvolvimento da CPLP estão atrasados
- 8-Nov-2004 - 21:59


O problema central da educação no Brasil é a falta de qualidade e os outros países de língua portuguesa em desenvolvimento estão ainda mais atrasados em relação às metas de Dacar, segundo um relatório mundial da Unesco divulgado hoje em Brasília.


Portugal está entre os 41 países - um terço do total pesquisado - que já alcançaram os objectivos de melhorar os índices de educação das suas populações até o ano de 2015 - compromisso assumido no Fórum Mundial de Educação, realizado em Dacar, no Senegal, em 2000.

A divulgação do relatório mundial sobre "Educação para Todos", feita pela primeira vez no Brasil, contou com a presença do director geral da Unesco, Koichiro Matsuura, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de ministros de Educação de cerca de 30 países, que participarão também, até o próximo dia 10, na IV Reunião Mundial de Educação.

"No Brasil, a educação vai mal. Apesar de o país ter registado avanço em alguns indicadores, como aumento das taxas de matrícula e alfabetização, a qualidade da educação é ainda um problema. Somente quantidade não é suficiente", afirmou o representante da Unesco no Brasil, Jorge Werthein.

O Brasil encontra-se numa posição intermédia no que respeita ao cumprimento das metas "Educação para Todos" (EFA), grupo a que pertence a maior parte dos países da América Latina e do Caribe.

Já os países africanos de língua portuguesa - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe - estão entre os 35 que não deverão alcançar as metas EFA.

Neste grupo que está longe de atingir os objectivos de Dacar, 22 países estão na África subsaariana e outros três possuem grandes populações - Bangladesh, Índia e Paquistão.

"Será difícil mudar a realidade desses países. Enquanto não se consiga colocar a educação como prioridade não vamos conseguir sair de uma situação de atraso", assinalou Jorge Werthein.

O relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) aponta a Finlândia como o país que alcançou as notas globais mais altas, seguido pelo Canadá, Coreia do Sul e Cuba.

De acordo com a Unesco, uma das características comuns detectadas nesses quatro países com alto desempenho é a valorização dos professores, que recebem apoio através de investimentos e formação.

Paralelamente à IV Reunião Mundial de Educação, que tem por objectivo acelerar o impulso político constituído no Fórum Mundial de Dacar, haverá ainda em Brasília, nos dias 10 e 11, a reunião da iniciativa "Fast-Track" (FTI), evento promovido pela Unesco em parceria com o Banco Mundial.

A FTI é uma iniciativa da comunidade internacional para mobilizar recursos financeiros a favor dos países mais pobres, com maior dificuldade de alcançar as metas de expansão e qualidade da educação.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem