As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
EDP e ADP reúnem-se com Governo para definir futuro da Electra
- 10-Nov-2004 - 18:21


O Governo cabo-verdiano e as empresas portuguesas Águas de Portugal (ADP) e Electricidade de Portugal (EDP) vão reunir-se na terça-feira na Cidade da Praia para definir o futuro da companhia de água e electricidade de Cabo Verde, Electra.


A ADP e a EDP detêm 51 por cento do capital da Electra, desde que esta foi privatizada no final da década de 90, sendo o Estado cabo- verdiano detentor dos restantes 49 por cento da única distribuidora de energia e água do arquipélago.

Esta reunião, confirmada à Agência Lusa por fonte do ministério da Economia e Competitividade, surge num momento em que a actividade da Electra é criticada pelo próprio Governo cabo-verdiano por alegado incumprimento do caderno de encargos estabelecido aquando da privatização.

O porta voz do Governo, João Baptista Pereira, que é também secretário de Estado-Adjunto do primeiro ministro, chegou mesmo a afirmar que o Estado estaria na disponibilidade de "reaver" a Electra se os parceiros estratégicos portugueses mostrassem vontade de "sair" de Cabo Verde.

Em causa estarão os investimentos não realizados pela ADP e EDP, alegadamente consubstanciados nos acordos de privatização

No entanto, apesar de a eventual saída da EDP e da ADP ter sido amiúde referida como certa pela imprensa cabo-verdiana, a administração da Electra em Cabo Verde já negou essa possibilidade.

A clarificar, na reunião prevista para a próxima terça-feira está ainda a questão dos investimentos, tendo em conta que se avolumam as dúvidas sobre esta questão, nomeadamente o eventual incumprimento do caderno de encargos por parte da EDP e da ADP.

As fontes da Lusa avançam que, da parte do Governo de Cabo Verde, accionista minoritário da Electra (49 por cento), na agenda da reunião com a EDP e a ADP vão estar as questões que permitirão clarificar a situação.

Nomeadamente os investimentos, a recapitalização da empresa, o pagamento das dívidas por parte das estruturas do poder, central e municipal, à empresa de água e energia e ainda os constrangimentos no abastecimento às populações, de onde têm emergido as mais violentas críticas ao funcionamento da Electra.

A Lusa soube ainda que, da parte do Governo cabo-verdiano, a questão relacionada com a alegada vontade da EDP e da ADP em saírem da Electra, não faz parte da agenda, porque "em momento algum essa possibilidade foi referida" pelos parceiros estratégicos.

A Electra foi privatizada em 51 por cento em 1999, por uma verba que ronda os 40 milhões de euros, sendo que, segundo a imprensa cabo- verdiana, parte deste montante seria destinado a investimentos e retido pelas empresas portuguesas para esse fim, mas, de acordo com fontes contactadas na empresa pela Lusa, a totalidade da verba terá entrado nos cofres do Estado cabo-verdiano.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem