As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Cooperação com Cabo Verde satisfatória para os dois países
- 17-Nov-2004 - 19:33


Os governos de Moçambique e de Cabo Verde expressaram hoje em Maputo satisfação com a actual fase de cooperação entre os dois países e com o potencial de reforço das relações bilaterais.


O balanço positivo da cooperação entre os dois países africanos de língua portuguesa foi manifestado pelo presidente moçambicano, Joaquim Chissano, e pelo primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, após conversações oficiais entre as delegações dos dois países, em Maputo.

Chissano afirmou que os dois países estão "satisfeitos" com os resultados da cooperação nos domínios da educação, saúde e agricultura e pescas, o que levou à identificação de mais áreas de relacionamento futuro.

O chefe de Estado moçambicano disse ainda que as delegações dos dois governos trocaram impressões sobre a situação social, política e económica nos respectivos países, tendo concluído que ambos atravessam "momentos de estabilidade política e avanços económicos".

Segundo Joaquim Chissano, os dois dirigentes avaliaram também a situação política prevalecente nas regiões em que estão inseridas, com particular destaque para a questão do Zimbabué, Guiné-Bissau e Costa do Marfim.

Sobre o Zimbabué, Chissano e José Maria Neves apreciaram "a tendência de estabilidade" política e económica naquele país, enquanto em relação a Guiné-Bissau apelaram à comunidade internacional para prestar os apoios necessários com vista à normalização do país, depois da revolta militar de 06 de Outubro passado.

Em relação à Costa de Marfim, os governos moçambicano e cabo- verdiano manifestaram o seu apoio às iniciativas encetadas pela União Africana, através do presidente da África do Sul, Thabo Mbeki, com vista ao fim da tensão política que se vive naquele país.

Por outro lado, José Maria Neves disse na conferência de imprensa que o seu país gostaria que Moçambique contribuísse com a sua experiência para o desenvolvimento dos sectores da investigação agrária, ensino superior e descentralização da administração pública em Cabo Verde.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem