As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Cabo Verde aposta forte
na guerra ao desemprego

- 8-Jan-2003 - 0:39


O primeiro-ministro, José Maria Neves, encara a redução do desemprego como o maior desafio do país


Mas vai mais longe ao dizer que o êxito de seu Governo dependerá da capacidade de lidar com o problema. "Cumpriremos em grande parte o nosso compromisso se, no quadro desta legislatura (até 2005), equacionarmos e resolvermos este problema dramático que atinge segmentos expressivos da população", jovens e mulheres, ressaltou José Maria Neves.


PASSAR DOS 20% PARA (PELO MENOS) OS 9%


Para o chefe do Governo, a meta do executivo é quebrar "a barreira dos dois dígitos", ou seja, inferior a 10%, e "colocar a taxa do desemprego num patamar baixo". O desemprego no país tem atingido taxas de 20%.

De acordo com o primeiro-ministro, o objectivo poderá ser alcançado através de um "ambicioso programa" de valorização dos recursos humanos, envolvendo a pesquisa e inovação, a melhora da qualidade do ensino básico e secundário, o desenvolvimento do ensino superior, a formação de professores e a generalização da formação profissional.

"Este é um momento delicado de transição. Estamos lançando os alicerces de uma economia de mercado de base produtiva privada. Vive-se um processo enriquecedor de transformações sociais profundas com a renovação das elites e a recomposição dos campos social e político. Estão a emergir novas lideranças políticas e empresariais", observou.

Segundo José Maria Neves, já são notórias as mudanças na dinâmica do relacionamento entre o Estado e a sociedade e no funcionamento da economia.


ADUBAR, SEMEAR E ESPERAR PELA COLHEITA


"Há mais concorrência, mais transparência na formação dos preços. Há novos instrumentos de gestão dos conflitos sociais, novos papéis que são assumidos pelo Estado e pelos cidadãos", explicou.

No caso de Cabo Verde, observou, a pequenez do país, a excessiva partidarização do espaço público e das relações sociais complicam ainda mais o contexto e o processo", o que faz com que a "adubação do terreno seja sempre mais difícil".

Durante 2003 o Governo pretende acelerar o processo de infra-estrutura (portos, aeroportos, estradas, sistemas de transportes, saneamento, água, electricidade e telecomunicações), incrementar os investimentos externos (turismo, indústrias têxtil e ligeira), aumentar as exportações e melhorar a capacidade institucional e humana de regulação.

"O nosso grande objectivo é acelerar o processo de constituição de um tecido empresarial forte, produtivo e competitivo, capaz de gerar empregos e de sustentar a dinâmica de um crescimento robusto e sustentado", disse.

Para o primeiro-ministro, 2003 ficará marcado também pelas grandes reformas na administração pública, justiça, forças armadas, trabalho, previdência social e sistema fiscal.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem