As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Marinha de Guerra portuguesa actualiza cartas hidrográficas
- 19-Nov-2004 - 18:12


As cartas hidrográficas dos portos marítimos de Cabo Verde, que não eram actualizadas há mais de 30 anos, estão a ser revistas e estudadas pelo Instituto Hidrográfico (IHP) da Marinha de Guerra portuguesa.


Diogo Vieira Branco, chefe da Brigada Hidrográfica do IHP, explicou à Agência Lusa que o trabalho que está agora a ser feito vai permitir "dar fiabilidade às cartas hidrográficas dos portos do arquipélago".

Isto, porque, perante a evolução dos fundos marinhos e a consequente desactualização de mais de três décadas, actualmente, nos portos de Cabo Verde, só entram navios e outras embarcações cujos comandantes "tenham conhecimento da área", adiantou o capitão-tenente da Marinha de Guerra portuguesa responsável pelos trabalhos em curso.

Portugal, através do Instituto Hidrográfico da Marinha de Guerra, é responsável, perante a Organização Hidrográfica Internacional (OHI), por todas as cartas hidrográficas dos portos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

No entanto, apesar desta responsabilidade, a generalidade das cartas dos portos dos PALOP estão, sublinhou Diogo Vieira Branco, claramente desactualizadas, sendo as situações mais graves as dos portos situados sobre fundos arenosos, como é, por exemplo, o caso do Porto de Bissau, na Guiné-Bissau, situado na foz do Rio Geba.

Se não houver alterações ao que está calendarizado, o porto de Bissau será o local da próxima intervenção para actualização das cartas, disse à Lusa o chefe da Brigada Hidrográfica do IHP.

Os trabalhos em curso em Cabo Verde deverão ser alargados a todas as ilhas, embora, nesta primeira fase, apenas esteja a em curso a actualização das cartas hidrográficas e topográficas dos portos onde a intervenção é mais urgente: porto da Praia (ilha de Santiago), Palmeira (Sal), Salrei (Boavista) e Tarrafal de São Nicolau (São Nicolau).

Esta actualização está a ser elaborada pelo IHP com o apoio da Direcção Geral de Marinha e Portos (DGMP, de Cabo Verde) e pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), com um custo, nesta fase, de 100 mil euros.

Para o ano de 2005, o IHP alargará a sua intervenção às ilhas da Brava, Fogo, Maio, Santo Antão e São Nicolau, o que vai permitir que a quase totalidade dos portos de Cabo Verde tenham cartas hidrográficas fiáveis.

Este trabalho é fundamental para o país desde que o governo de Cabo Verde decidiu dar prioridade aos portos marítimos no âmbito de uma "aposta estratégica" do arquipélago como plataforma de transporte marítimo entre a Europa, África e américas, apostando na localização geográfica das ilhas como mais valia para esse desígnio.

Paralelamente à actualização das cartas hidrográficas, o IHP tem ainda em mãos a actualização da lista dos faróis de Cabo Verde, onde mais de 50 por cento estão avariados, com lugar para a sua reparação e actualização das características de sinalização luminosa, "que é um dado de extrema importância" para as embarcações, explicou Diogo Vieira Branco.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem