As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
«Coimbra é mais uma ilha do arquipélago», diz José Maria Neves
- 29-Nov-2004 - 16:08


O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, considerou hoje a cidade de Coimbra como mais uma ilha daquele arquipélago africano, numa referência às várias centenas de estudantes cabo-verdianos do ensino superior que ali residem.


Com uma recepção na Câmara Municipal de Coimbra, José Maria Neves iniciou hoje uma visita oficial de cinco dias a Portugal, que o levará ainda ao Porto, Setúbal e Lisboa, e considerou "auspiciosa e inspiradora" a deslocação a Coimbra, "cidade referência para muitos cabo-verdianos, desde há longos anos aqui formados".

"Coimbra é mais uma ilha de cabo Verde pelo carinho especial com que trata estudantes que aqui residem, estudam e trabalham", disse.

Aos jornalistas, à margem da cerimónia, José Maria Neves considerou "fundamental" o apoio da Universidade de Coimbra (UC) "para projecção" da Universidade de Cabo Verde, que se encontra em processo de instalação.

A criação da universidade pública de Cabo Verde estará em discussão esta tarde, num encontro entre José Maria Neves e o vice- reitor da UC, Avelãs Nunes.

Em seguida, na Faculdade de Direito da UC, a comitiva ministerial participa num encontro de estudantes universitários cabo- verdianos.

Da Universidade de Coimbra o primeiro-ministro pretende obter colaboração "no desenho do modelo e dos diferentes cursos" do estabelecimento de ensino cabo-verdiano, bem como na deslocação de docentes de Coimbra a Cabo Verde, para leccionarem e participarem em projectos de investigação.

Segundo José Maria Neves, o arquipélago de Cabo Verde possui alguns institutos de formação superior, pelo que a instalação da universidade pública não será feita de raiz.

"Trata-se de um "upgradeÈ. Há vários cursos universitários já a funcionar, a Universidade está em fase de instalação, espero que possa estar concluída o mais rapidamente possível", afirmou.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem