As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Embaixador brasileiro recebe prémio de língua portuguesa no Porto
- 8-Jan-2003 - 16:46

O ex-embaixador do Brasil em Lisboa Dário Castro Alves vai receber sexta-feira, no Porto, o "Prémio Fundação Casa da Cultura de Língua Portuguesa 2001", pelo interesse que tem manifestado em prestigiar e difundir o português.

Instituído pela Casa da Cultura de Língua Portuguesa (CCLP), este prémio bienal tem como objectivo "distinguir personalidades ou instituições de qualquer nacionalidade que pela sua actividade artística ou científica, ou pela sua acção cívica e cultural, tenham contribuído de forma notável para a promoção e difusão das culturas dos povos que se exprimem em português", explicou à Agência Lusa Sotero Martins, da CCLP.

Com o apoio da Universidade do Porto, a 4ª edição do prémio distinguiu uma personalidade brasileira que tenha contribuído para a divulgação da cultura e da língua portuguesas, referiu Sotero Martins, adiantando que o embaixador Dário Castro Alves foi o escolhido porque tem dedicado a sua vida à afirmação, defesa e difusão do português no mundo.

Em declarações à Agência Lusa, Dário Castro Alves, embaixador aposentado a residir em Portugal, manifestou satisfação por receber o prémio, mas salientou que a distinção transcende os seus méritos por estar "acima daquilo que tem feito" em prol da língua portuguesa.

Dário Castro Alves reconheceu, no entanto, que sempre tem dedicado a sua vida à afirmação da língua portuguesa no mundo e às relações luso-brasileiras.

Com 75 anos de idade, o criador da expressão "glotopolítica", que define a prática e a doutrina da luta pela afirmação de línguas no mundo, salientou que até ao final da sua vida vai lutar pela difusão da língua portuguesa e pelo estreitamento dos laços entre os povos que falam português.

Revelou ainda que no segundo semestre de 2003 será lançado em Portugal e no Brasil o livro que traduziu em verso, de russo para português, da obra Eugene Onegin, de Aleksandr Pushkin.

Natural de Fortaleza, Ceará, Dário Castro Alves foi embaixador do Brasil em Buenos Aires, Nações Unidas (Nova Iorque), Moscovo, Roma e Lisboa, exercendo ainda, nos últimos seis meses que esteve no activo, as funções de Cônsul Geral no Porto, com categoria de embaixador.

Aposentado da carreira diplomática, dedica-se à literatura, tendo publicado já alguns livros, e participa em conferências e debates sobre a língua portuguesa.

Em edições anteriores, o "Prémio Fundação Casa da Cultura de Língua Portuguesa" distingiu a Casa do Alentejo de Toronto, o alemão Peter Koj, que em Hamburgo desenvolve acções de divulgação da língua e cultura portuguesas, e a pedagoga e escritora angolana Gabriela Antunes.

Segundo Sotero Martins, em 2003 o Prémio será atribuído a uma personalidade de Cabo Verde.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem