As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Novo aeroporto internacional da Praia abre até Março de 2005
- 30-Nov-2004 - 18:24


O novo aeroporto internacional da Praia, capital de Cabo Verde, cujas obras já estão concluídas, vai estar operacional "no primeiro trimestre de 2005", anunciou hoje o ministro de Estado e das Infra-estruturas e Transportes cabo-verdiano.


A conclusão do projecto, cujo financiamento é do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), tem vindo a ser adiada há mais de dois anos, devido a defeitos de construção registados na estrutura inicial da aerogare.

Manuel Inocêncio falava aos deputados cabo-verdianos que convidou para "visitar o novo aeroporto e não as obras", uma vez que, como fez questão de sublinhar, a infra-estrutura "já é uma realidade e terá um impacto importantíssimo no processo de desenvolvimento" de Cabo Verde.

Outra consequência da abertura do aeroporto será o redimensionamento da companhia aérea de bandeira cabo-verdiana, a TACV - Cabo Verde Airlines, que, na opinião do ministro, terá uma "melhor exploração técnica e económica", resultante de uma utilização mais racional dos seus meios.

Actualmente, todos os voos internacionais de e para Cabo Verde estão centralizados no aeroporto Amílcar Cabral, na ilha do Sal.

Na previsão do governante, os voos de ligação entre as ilhas de Sal e Praia, para escoamento de passageiros vindos do estrangeiro, "diminuirão substancialmente", tendo em conta que mais de metade do tráfego internacional tem como ponto de partida e de destino a capital cabo-verdiana.

O novo aeroporto da Praia é servido por uma pista de 2.300 metros, que posteriormente terá uma ampliação de mais 500 metros, de modo a permitir a sua utilização por todo o tipo de aeronaves.

Nas condições actuais, o aeroporto poderá receber aviões de médio porte, do tipo Airbus 310 e Boeing 737, além dos que constituem o grosso da frota com que a TACV opera nas ligações inter-ilhas e de ligação com a África Ocidental.

Esta situação implica que os dois Boeing 757 ao serviço dos TACV estão impedidos de utilizar o novo aeroporto da Praia até que o acrescento da pista esteja concluído.

A placa de desembarque de passageiros disponibiliza cinco posições de estacionamento, duas das quais para aviões de grande porte e três para aviões pequenos de características regionais.

Quanto à aerogare, está dividida em duas partes distintas, destinadas, respectivamente, aos voos doméstico e internacional de passageiros e carga. Ambas estão dimensionadas para darem resposta às necessidades durante, pelo menos, 10 anos.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem