Invista em Portugal, nós apoiamos
Construção de sites Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Comunidades
Madeira afasta possível êxodo de portugueses da Venezuela
- 9-Jan-2003 - 19:18

O secretário regional dos Recursos Humanos da Região Autónoma da Madeira, Brazão de Castro, afastou hoje a possibilidade de um êxodo de portugueses, decorrente da tensão político-económica que afecta a Venezuela.

Brazão de Castro disse notar na comunidade portuguesa "alguma apreensão" relativamente ao futuro daquele país latino-americano, mas também alguma confiança.

"A comunidade está preocupada, apreensiva, mas está também confiante", salientou aquele responsável.

Neste contexto, referiu que, através de contactos mantidos na Venezuela, constatou que os portugueses "desejam continuar neste país e ocupar um lugar no seu processo de desenvolvimento".

Brazão de Castro, que se deslocou a Caracas integrando uma equipa de Emergência Médica Consular, presidida pelo secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, considerou que, apesar da greve geral que se arrasta há 38 dias na Venezuela, "a vida continua na capital venezuelana, embora com algumas dificuldades".

"Naturalmente que há falta de combustível, de um ou outro produto alimentar, mas encontram-se alternativas", salientou, manifestando-se confiante "numa solução pacífica" para a crise venezuelana.

Para o secretário regional da Madeira, a deslocação a Caracas - que hoje termina -, foi "extremamente positiva", porque "os diferentes contactos efectuados permitem esperar que a Venezuela evolua no sentido de resolver os problemas que enfrenta.

"São problemas graves e complexos, mas que poderão ser resolvidos de forma democrática e, particularmente, por via eleitoral", disse.

Brazão de Castro enalteceu ainda o trabalho desempenhado sob a mediação do secretário-geral da Organização de Estados Americanos (OEA), César Gavíria, com o apoio da União Europeia, para encontrar uma solução para crise venezuelana.

"Estão a produzir efeitos (os trabalhos de negociação entre governo e oposição) na medida em que há uma confluência de pontos de vista", que permitiram a abordagem de "vários aspectos que afastavam muito as partes em confronto", afirmou.

Na sua opinião, a situação mudou e, do "documento que poderá servir de base a um entendimento", proposto por César Gavíria, "haverá acordo em relação a 23 dos 25 pontos que o constituem", frisou.

No entanto, admitiu que os dois pontos em que poderá não haver consenso "são os mais difíceis de resolver" por versarem aspectos relacionados com uma solução eleitoral para a crise venezuelana.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
Faro Car Hire  
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona design e programação NOVAimagem - Web design, alojamento de sites, SEO