As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Ex-presidente «Nino» Vieira de novo no centro da polémica
- 10-Jan-2003 - 18:16

Uma publicação de 24 páginas intitulada "Análise da conjuntura", da autoria do destacado militante do PAIGC Delfim da Silva, colocou mais uma vez "Nino" Vieira no centro da polémica na Guiné-Bissau.

Na sua "Análise" à política guineense, Delfim da Silva, que passou por vários governos do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde(PAIGC) quando João Bernardo "Nino" Vieira estava no poder, defende a tese de que o ex-presidente, exilado em Portugal, está por detrás de manobras político-partidárias que visam o seu regresso.

Delfim da Silva escreve na página 12 da publicação, no capítulo intitulado "Nino Vieira e Malam Bacai Sanhá", este ex-presidente da República interino após a guerra de 07 de Junho de 1998 que terminou com o exílio de "Nino", que "não vale a pena continuar a esconder o que, há vários meses, anda de boca em boca entre os militantes" do PAIGC.

E o que anda de "boca em boca", explica Delfim da Silva, é que "por trás de Carlos Gomes Júnior (presidente do PAIGC) e por trás de Aristides Gomes (vice-presidente do partido) estão, cautelosa mas firmemente, os dois ex- presidentes da República inimigos".

"O ex-presidente da República interino Malam Bacai Sanhá como apoiante do presidente do PAIGC, Carlos Gomes Junior e o ex-presidente da República eleito, "NinoÈ Vieira como apoiante do vice-presidente do PAIGC, Aristides Gomes", escreve Delfim da Silva.

Delfim da Silva é actualmente Conselheiro do presidente da República, Kumba Ialá, para assuntos Políticos e Diplomáticos e foi um dos mais emblemáticos ministros de "Nino" Vieira, nomeadamente no Ministério dos Negócios Estrangeiros, entre outros cargos governamentais.

Este dirigente do PAIGC descreve e defende aquilo que é voz corrente no meio político da Guiné-Bissau: "Atrás de Carlos Gomes Júnior é Malam Bacai Sanhá que está, secretamente, a arrastar o partido para a sua recandidatura presidencial" e que atrás de Aristides Gomes é "Nino" Vieira que "secretamente se prepara para regressar à vida política activa".

Convencido da existência desta "teia de interesses e apoios", Delfim da Silva defende que "a situação não é normal" e que o PAIGC "não pode servir de correia de transmissão das vontades políticas de Malam Bacai Sanhá nem de "NinoÈ Vieira".

João Bernardo "Nino" Vieira viu-se obrigado a recorrer ao exílio em Portugal em Maio de 1999, no fim de uma guerra de 11 meses em que se bateram os fiéis do ex- presidente e os homens da ex-Junta Militar, liderada por Ansumane Mané.

No entanto, desde então, o nome de "Nino" Vieira tem estado sistematicamente no meio da polémica e sempre sob o pretexto de que este estará a preparar o regresso à vida política activa na Guiné-Bissau, contando com apoios concretos, nomeadamente na vizinha Guiné-Conacry.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem