Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Timor Lorosae
Língua portuguesa é prioridade na ajuda de Portugal a Timor
- 6-Jan-2005 - 19:34


Os projectos de apoio à educação e à reintrodução da língua portuguesa em Timor-Leste são a prioridade na ajuda portuguesa a Timor, consideraram os responsáveis dos dois países que hoje assinaram em Lisboa plano da cooperação para 2005.


O Plano Anual de Cooperação Portugal-Timor, no valor de 29,5 milhões de euros, mais dois milhões do que em 2004, visa o apoio a projectos de capacitação das instituições timorenses e desenvolvimento económico, mas, para a embaixadora de Timor em Lisboa, as áreas da educação e língua portuguesa são "a grande prioridade".

Perante uma plateia constituída sobretudo por actuais e ex- embaixadores e cooperantes, Pascoela Barreto destacou o papel dos professores portugueses não só no ensino da língua, mas também de assegurar o funcionamento da das instituições de ensino timorenses.

"Sem os professores de português, a universidade não funciona, são eles quem assegura o seu funcionamento", afirmou a diplomata timorense.

Barreto salientou também o trabalho da escola portuguesa, que garante "um ensino de qualidade" para os cooperantes portugueses que queiram trabalhar em Timor, trazendo as suas famílias.

Sobre a formação de timorenses nas universidades portuguesas, a embaixadora salientou que "os resultados não são tão brilhantes como poderiam", mas congratulou-se com a integração na administração pública timorense de 19 quadros formados em Portugal no ano passado.

Para o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Henrique de Freitas, que presidiu à cerimónia, a difusão da língua portuguesa serve Timor na sua "afirmação no contexto geográfico e na ampliação da sua influência para África e para o continente Europeu", através dos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Os projectos de educação e apoio à reintrodução da língua portuguesa terão direito a um apoio máximo de 9,4 milhões de euros no Plano Anual de Cooperação (PAC) de 2005.

Os programas de formação em português e ensino da língua - que visam professores, funcionários públicos, jornalistas, advogados, entre outros - serão ministrados por um contingente de 96 professores portugueses em todo o país, apoiados por 170 professores locais.

Está ainda prevista para este ano a construção da segunda fase das instalações da Escola Portuguesa de Díli, além de apoio a programas radiofónicos em português e apetrechamento de bibliotecas.

Os projectos de capacitação institucional, que dispõem de um montante máximo de três milhões de euros, vão privilegiar o sector da Justiça, abrangendo ainda a cooperação técnico-militar.

Portugal vai dar um máximo de 17,1 milhões de euros para projectos ao desenvolvimento económico e social, verba que abrange o apoio financeiro a organizações não-governamentais que já se encontram no terreno, sobretudo no sector da saúde.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Construção de Sites e SEO Portugal por NOVAimagem