As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Ministro Brasil assina sábado em Bissau acordo cooperação
- 14-Jan-2005 - 16:53


A Guiné-Bissau e o Brasil vão assinar sábado, em Bissau, um acordo de cooperação no sector da Saúde durante a visita de cinco horas que o chefe da diplomacia brasileira efectua ao país.


Em declarações à Agência Lusa, o ministro dos Negócios Estrangeiros guineense, Soares Sambu, indicou que o acordo a assinar com Celso Amorim incide sobretudo no apoio à luta contra o vírus HIV/SIDA.

"O principal ponto da visita é a assinatura do acordo de cooperação, que permitirá à Guiné-Bissau receber medicamentos anti- retrovirais para combater o vírus do HIV/Sida no país", sublinhou o ministro.

Nos termos do acordo, o Brasil vai também comprometer-se a apoiar o tratamento dos seropositivos na Guiné-Bissau e a dar formação a especialistas guineenses tanto num como noutro país.

Segundo dados oficiais, a Guiné-Bissau tem uma reduzida taxa de infectados com o vírus HIV/SIDA, embora tenha confirmados pelo menos 43 mil casos, entre uma população estimada em mais de 1,3 milhões de habitantes.

Paralelamente, Celso Amorim, que viaja acompanhado por uma delegação de 30 pessoas, entre altos responsáveis de diferentes ministérios e empresários, será recebido pelo presidente e pelo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, respectivamente Henrique Rosa e Carlos Gomes Júnior.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil terá ainda um encontro de trabalho com o seu homólogo guineense, de forma a tentar relançar a cooperação existente entre os dois países, actualmente numa fase morna.

O Brasil dispõe de uma embaixada em Bissau desde a década de 70 do século XX e tem mantido vários projectos de cooperação na Guiné- Bissau, nomeadamente nas áreas da Saúde e Educação.

Celso Amorim inicia hoje em Cabo Verde uma visita a cinco países africanos, que inclui também o Senegal, Nigéria e Camarões.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem