As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Oracle formaliza em memorando cooperação com arquipélago
- 14-Jan-2005 - 19:52


A empresa de software Oracle assinou hoje com o Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação (NOSI) de Cabo Verde um memorando de entendimento que vai passar a orientar a cooperação da multinacional com as autoridades do arquipélago.


De acordo com o director da Oracle para África, trata-se de "formalizar uma cooperação que já existe" há vários anos e do reconhecimento de um "excelente trabalho que é feito em Cabo Verde" no domínio das novas tecnologias.

Desi Lopez Fafié enumerou as áreas em que essa cooperação vai continuar, agora formalmente, destacando a formação e o licenciamento das ferramentas e das aplicações fornecidas pela Oracle como os aspectos que "deverão ser privilegiados".

Para aquele responsável, cuja empresa é um dos líderes mundiais no domínio de softwares de gestão de bases de dados, as aplicações da Oracle têm utilização em "todos os sectores", o que perspectiva uma parceria "muito útil" para Cabo Verde.

Desi Lopez Fafié destacou a sua aplicação no ensino e na rede do Estado, suporte sobre o qual correm todos os actos de governação electrónica que são desenvolvidos por uma parte substancial da Administração Pública do arquipélago.

Quanto ao licenciamento, o director da Oracle para África avançou que a Cabo Verde já são concedidas "excelentes facilidades na utilização das ferramentas" daquela multinacional, embora existam alguns custos mínimos que é preciso assumir.

Mesmo neste particular, avançou, a Oracle coloca à disposição de Cabo Verde os seus préstimos, no sentido de "ajudar a encontrar parcerias e a montar engenharias financeiras" para fazer face aos custos indispensáveis.

Outra vantagem que resulta para Cabo Verde da cooperação com a Oracle é a "criação de uma capacidade técnica assinalável" que seja capaz de minimizar o recurso a especialistas estrangeiros para a resolução de problemas.

"Vamos desenvolver um programa de formação que capacite os quadros locais para a resolução dos problemas que vierem a encontrar no seu dia-a-dia", explicou, perspectivando que, com isso, "serão poupados precisos recursos financeiros" a Cabo Verde.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem