As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Inaugurada na Cidade da Praia a sede de Instituto da Língua Portuguesa
- 18-Jan-2005 - 18:10


O Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) tem a partir de hoje uma sede na Cidade da Praia, capital de Cabo Verde, inaugurada pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação português, Henrique Freitas.


A Casa Cor-de-Rosa, um edifício do século XVIII, situado no Plateau, zona antiga da Cidade da Praia, capital cabo-verdiana, foi recuperada pelo Instituto Camões com fundos do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), no valor total de 800 mil euros.

O edifício encontrava-se em ruína total e a sua recuperação, que começou em finais de 2001, foi possível devido a um levantamento fotográfico que permitiu as obras sem alterações substanciais à arquitectura original.

Na cerimónia de inauguração, presidida por Henrique Freitas e o seu homólogo cabo-verdiano, Domingos Mascarenhas, o presidente do IILP, Manuel Brito Semedo lembrou que, para além da sede, o instituto necessita de fundos e, para isso, apelou aos membros da CPLP que contribuam para o seu funcionamento.

O IILP, instituição que tem como missão promover e divulgar a língua portuguesa no âmbito da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa), tem sofrido com falta de verbas que permitam a sua actividade permanente.

A ideia de criar o IILP surgiu em 1989, na mesma altura em que o então ministro da Cultura do Brasil, José Aparecido de Oliveira, fez um périplo pelos países lusófonos, apelando para a criação da CPLP.

A primeira pedra para a construção de uma sede para o instituto na Cidade da Praia foi lançada em 1998, mas rapidamente a ideia de construir um edifício de raíz foi abandonada e decidida a recuperação da Casa Cor-de-Rosa.

Os estatutos do IILP, considerado a primeira instituição da CPLP, só foram aprovados em Julho de 2001, na VI reunião de Conselho de Ministro da organização, em São Tomé, e a Assembleia Constitutiva realizou-se quase um ano depois.

Para Brito Semedo, esta é uma nova oportunidade para relançar o IILP, lembrando que a Casa Cor-de-Rosa tem agora capacidade para promover conferências, exposições e debates que envolvam a temática da língua portuguesa e da cultura dos países que integram a CPLP.

Os dois governantes que presidiram à inauguração sublinharam nos seus discursos de ocasião que este acto surge de um "momento particularmente auspicioso" das relações entre Portugal e Cabo Verde.

Henrique Freitas, que termina na quarta-feira uma visita de três dias a Cabo Verde, assina ainda hoje na Cidade da Praia o Plano Anual de Cooperação (PAC), no valor de 17 milhões de euros e que terá como objectivo o apoio à política macro-económica de Cabo Verde, investimentos nas infra-estruturas e recursos humanos.

O PAC para 2005 é parte integrante do Programa Indicativo de Cooperação (PIC) de Portugal com Cabo Verde para o triénio 2005/2007, no valor de 55 milhões de euros.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem