As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Organização lusófona financia recuperação de praça histórica
- 21-Jan-2005 - 15:22


A União das Cidades Capitais Luso-Afro-Américo-Asiáticas (UCCLA) vai financiar as obras de reabilitação da praça Alexandre Albuquerque, no Plateau, centro histórico da Cidade da Praia, capital de Cabo Verde.


O anúncio de mais este financiamento, no valor de 600 mil euros, a um projecto da Câmara Municipal da Praia foi feito pelo secretário-geral da organização, o português Francisco Lopo de Carvalho, que iniciou na quinta-feira uma visita oficial à capital cabo-verdiana.

Francisco Lopo de Carvalho destacou a importância do projecto para a história comum da lusofonia, por considerar que a praça Alexandre Albuquerque (nome de um antigo governador colonial do arquipélago) é um património "repleto de simbolismo".

O secretário-geral da UCCLA indicou que o desbloqueamento do financiamento será tratado de forma a permitir que "boa parte das obras" sejam feitas a tempo do 30º aniversário da independência do arquipélago, que se assinala a 05 de Julho.

O responsável executivo da UCCLA associou o projecto a outros já em curso na cidade da Praia, igualmente com financiamento da união, acrescentando que isso é demonstrativo do "grande carinho que Cabo Verde merece da organização".

Os projectos em questão são os de asfaltagem da Avenida Cidade de Lisboa e de reabilitação da "Casa Padja" (casa de Palha), espaço tradicional de realização de eventos que foi destruído por um incêndio, há alguns anos.

As obras da avenida foram financiadas pela UCCLA em quase dois milhões de euros e, após sucessivos atrasos, a conclusão está prevista para 28 de Abril, a tempo de serem inauguradas durante as festividades do município, em Maio.

Segundo o presidente da Câmara Municipal da Praia, Felisberto Vieira, também a conclusão da "Casa Padja", que deverá albergar a futura representação da UCCLA em Cabo Verde, será na mesma altura, o que contribuirá para "dar maior brilho à cidade durante as festas".

Felisberto Vieira enalteceu a contribuição da organização para a modernização da principal cidade de Cabo Verde que, recordou, deverá preparar-se para "acolher condignamente", dentro de menos de cinco meses, as festividades centrais do aniversário da independência.

Os custos dos projectos financiados na Praia pela UCCLA, cujos recursos provêm, maioritariamente, da Câmara Municipal de Lisboa, ultrapassam os 3 milhões de euros, que representam 50 por cento dos recursos da organização destinados à cooperação com os seus membros.

Entretanto, Francisco Lopo de Carvalho reúne-se hoje com o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, num encontro em que a cooperação entre o arquipélago e a instituição que agrega as cidades capitais de língua portuguesa vai ser o centro da conversa.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem