As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Conferência ministros países lusófonos vai ter secretário executivo
- 21-Jan-2005 - 20:23


A Conferência dos ministros das pescas dos países de língua portuguesa, cuja primeira sessão extraordinária terminou hoje em Lisboa, aprovou a criação do cargo de secretário executivo da associação.


O documento final do encontro de dois dias prevê a alteração do regimento da Conferência, de modo a "cometer funções executivas ao delegado nacional do secretariado" do país que preside, desde hoje Portugal.

Esta alteração tem em vista "garantir a dinamização e concretização dos projectos aprovados", refere o comunicado dos oito ministros, e vai no sentido de uma proposta apresentada por Portugal.

Foi ainda aprovada a alteração do regimento da Conferência de modo a permitir a adesão de Timor-Leste ao organismo.

O estabelecimento de um orçamento para a Conferência, outra das propostas portuguesas, foi ponderado e prevê-se que uma decisão final seja tomada na próxima reunião, em 2007, na capital moçambicana, Maputo.

Os ministros aprovaram ainda a reactivação do grupo de trabalho de estatística, que visa harmonizar os sistemas estatísticos dos países-membros, por forma a torná-los comparáveis e permitir a troca de dados.

Este grupo será coordenado por Angola, e tem já em agenda duas reuniões de trabalho, a primeira em Julho, em Portugal, e a outra em Setembro de 2006, em Angola.

Foi ainda aprovada a manutenção da actividade do grupo de legislação pesqueira, coordenado por Portugal, que visa a cooperação na elaboração e actualização da legislação sobre pescas dos oito países.

A cargo de Cabo Verde ficou o projecto de desenvolvimento institucional das unidades de informação, também aprovado, e que visa a identificação da informação técnica e científica produzida por cada um dos países, organização de bases de dados bibliográficos e de instituições investigadoras.

Os ministros dos "oito" passaram ainda o projecto de valorização dos recursos humanos no domínio das pescas e agricultura, coordenado pelo Brasil, e a realização de três seminários e acções de formação, entre Novembro deste ano e Junho de 2006.

Para o ministro da Agricultura e Pescas, Carlos Costa Neves, que discursou na cerimónia de encerramento do encontro, as decisões tomadas "fortalecem a Conferência e tornam-na mais eficaz".

"As decisões hoje tomadas deverão permitir o relançamento de uma nova fase de cooperação", afirmou o ministro português.

Portugal assumiu hoje a presidência para o biénio 2005/2006, por indisponibilidade da Guiné-Bissau, ficando Moçambique na vice- presidência da Conferência ministerial.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem