As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Sampaio entre 70 dirigentes convidados para posse de Armando Guebuza
- 28-Jan-2005 - 16:22


As autoridades moçambicanas convidaram dirigentes de 70 países a estar presentes na tomada de posse do terceiro presidente do país, entre os quais o chefe de Estado português, Jorge Sampaio, disse hoje à Lusa fonte oficial.


Até agora, a presença do Presidente português na tomada de posse do seu homólogo moçambicano, Armando Guebuza, a 02 de Fevereiro, é das poucas confirmadas oficialmente.

Fonte do Palácio de Belém disse à Agência Lusa que Jorge Sampaio, que viaja acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, António Monteiro, estará na capital moçambicana entre as 22:00 horas (20:00 em Lisboa) de 01 de Fevereiro e as 08:00 de 03 de Fevereiro.

Para a tomada de posse de Armando Guebuza, "estão convidados chefes de Estado e de Governo de todos os países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), alguns da União Africana, da Europa, incluindo o Presidente Jorge Sampaio, América, Ásia e alguns antigos líderes, como Nelson Mandela", disse à Lusa o secretário permanente do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Amadeu da Conceição.

Conceição, que preside ao comité que organiza a cerimónia de posse, acrescentou que foram igualmente convidados responsáveis de organizações regionais e internacionais, como a SADC, CPLP e Nações Unidas.

"Aguardamos que nas próximas horas as diversas capitais dos países convidados comecem a confirmar a sua presença na investidura do novo Presidente da República eleito ", acrescentou o secretário permanente do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Entre os presentes, deverão estar os presidentes de Cabo Verde e de São Tomé e Príncipe, Pedro Pires e Fradique de Menezes, respectivamente, e o primeiro-ministro de Timor-Leste, Mari Alkatiri.

Armando Guebuza toma posse como terceiro Presidente moçambicano, depois de ter sido declarado vencedor das eleições presidenciais, organizadas em simultâneo com as legislativas, com 63,74 por cento dos votos.

Em segundo lugar no escrutínio, ficou o presidente da RENAMO, Afonso Dhlakama, com 31,7 por cento dos votos.

Os 250 novos deputados eleitos para a Assembleia da República serão investidos na segunda-feira, dia 31.

A FRELIMO, com 160 deputados eleitos, vai manter a maioria na nova legislatura, enquanto a RENAMO-União Eleitoral terá apenas 90 parlamentares, contra os 117 que conseguiu eleger no mandato anterior.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem