As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Governo alerta para construção em zonas de risco de catástrofe
- 28-Jan-2005 - 18:58


O ministro da Defesa de Cabo Verde, que tutela a Protecção Civil, defendeu hoje em conferência de imprensa que é urgente "mais rigor" no cumprimento das regras de construção nas áreas urbanas de risco.


Armindo Maurício, que participou na semana passada na Conferência Mundial sobre Prevenção de Catástrofes, em Kobe, no Japão, lançou agora um alerta para as situações de maior risco em Cabo Verde, como a construção em zona de ribeiras e nas encostas, admitindo a existência de "processos descontrolados".

O governante criticou os autarcas locais, pois, disse, "não estão a exercer a sua autoridade" como seria suposto, já que "na área da protecção civil são eles os responsáveis municipais por este serviço".

No entanto, o governante lembrou que o sistema de Protecção Civil de Cabo Verde é um serviço novo, salvaguardando que ainda estão a ser feitos acertos, mas garantiu que "se for preciso legislar no sentido de resolver estes problemas", o governo assim o fará.

Na Cidade da Praia, capital de Cabo Verde, onde a expansão urbanística sofreu uma "explosão" nos últimos anos, passando, em cerca de duas décadas, de 20 mil para 120 mil habitantes, aproximadamente, as encostas e os leitos de ribeiras são palco de crescente ocupação.

Esta situação acontece, como a Protecção Civil reconhece, de forma desordenada, porque a rara ocorrência de pluviosidade o permite, embora sejam igualmente recorrentes chuvadas intensas e as consequentes enchentes, com a destruição de construções, na esmagadora maioria, ilegais.

O responsável nacional pela Protecção Civil, Alberto Fernandes, lembrou a propósito, na mesma ocasião, que "apesar de o serviço acompanhar a evolução da situação na Cidade da Praia, a responsabilidade nesta área é da autarquia", alertando ainda para idênticas situações noutras cidades do arquipélago.

Todavia, o ministro Armindo Maurício frisou que em matéria de grandes catástrofes, e tendo como referência o recente sismo no sudeste asiático, Cabo Verde posiciona-se como um Estado "integrado nas preocupações mundiais", e, disse, em matéria de Protecção Civil "todos os municípios do país estão equipados com planos de emergência".

Um dos locais de maior inquietação em Cabo Verde é o vulcão da Ilha do Fogo, cuja última erupção, em 1995, sobressaltou as populações locais e provocou avultados prejuízos materiais.

No entanto, para este cenário específico, a Protecção Civil tem delineado um plano de emergência que envolve a prevenção e a evacuação de populações, embora tanto Armindo Maurício como o responsável pela Protecção Civil, Alberto Fernandes, admitam a existência de construções em locais desaconselháveis.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem