As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Presidente quer avistar-se com Kofi Annan na cimeira da União Africana
- 29-Jan-2005 - 14:13


O presidente da Guiné- Bissau vai aproveitar a sua presença na cimeira da União Africana (UA) para sensibilizar os líderes africanos e a ONU sobre as "grandes questões" do país e pedir apoios financeiros para as próximas eleições presidenciais.


Em declarações aos jornalistas antes de partir para Abuja, Nigéria, onde decorre domingo e segunda-feira a IV Cimeira de chefes de Estado e de governo da UA, o presidente da Guiné-Bissau, Henrique Rosa, afirmou que vai fazer "todos os possíveis" para se avistar com diversos chefes de Estado africanos e também com o secretário-geral da ONU, Kofi Annan.

"Sabemos que a agenda do secretário-geral da ONU é carregada em ocasiões do género, mas vamos tudo fazer para tentar uma audiência com ele para lhe lembrarmos a situação da Guiné-Bissau", disse Henrique Rosa, que partiu quatro horas depois do inicialmente previsto.

Fonte próxima ao chefe de Estado guineense adiantou à Lusa que Henrique Rosa já tem encontros marcados com os seus homólogos dos restantes quatro Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP - Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe).

Segundo a fonte, Henrique Rosa tem já confirmados encontros com os presidentes do Senegal, Abdoulaye Wade, e da África do Sul, Thabo Mbeki.

A fonte adiantou que estão por confirmar reuniões com os chefes de Estado da Nigéria, Olusegun Obasanjo, na qualidade de presidente em exercício da UA, e do Níger, Mamadou Tanja, actual líder da Comunidade Económica dos Estados da Africa Ocidental (CEDEAO) e da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA).

A todos estes interlocutores, Henrique Rosa irá pedir "atenção particular" para com a Guiné-Bissau e ajudas para a realização das eleições presidenciais, previstas para Maio próximo, mas ainda sem uma data concreta, precisou a fonte.

Em relação à cimeira de Abuja, a IV desde a fundação da UA, em Julho de 2000, o presidente guineense disse levar a "contribuição humilde" da Guiné-Bissau para aqueles que são os "grandes assuntos do continente", os conflitos armados na Costa do Marfim, RDCongo e Sudão.

A questão da saúde, com o HIV/SIDA, tuberculose e paludismo no centro das atenções, a segurança alimentar e a distribuição dos recursos hídricos no continente serão também outros dos assuntos da cimeira para os quais a Guiné- Bissau leva a sua contribuição, disse o presidente guineense.

Entretanto, Henrique Rosa adiantou à Lusa que não tem a certeza da sua participação nas cerimónias de investidura do novo presidente moçambicano, Armando Guebuza, no próximo dia 02 de Fevereiro.

Embora tenha sido convidado pelo presidente cessante, Joaquim Chissano, o chefe de Estado guineense alega dificuldades de ordem financeira do país para não estar presente na investidura de Armando Guebuza.

No entanto, Henrique Rosa não descarta a possibilidade de vir estar presente caso conseguir "boleia de um chefe de Estado de um país amigo" para se deslocar a Maputo.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem