As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
«Prospecção de petróleo avança este ano», garante o primeiro-ministro
- 1-Feb-2005 - 18:48


A prospecção de petróleo nas águas de Cabo Verde deve avançar durante este ano, disse hoje o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria das Neves.


Em declarações à agência Lusa após o balanço público dos quatro anos de governação, José Maria das Neves adiantou que essa possibilidade está a ser enquadrada há vários meses e admitiu que um dos parceiros de prospecção poderá ser a petrolífera brasileira Petrobras.

A Petrobras é uma das petrolíferas com maior experiência em prospecção de águas profundas, o que é o caso das latitudes apontadas pelo governo cabo-verdiano para o arranque dos trabalhos já durante o corrente ano.

No entanto, o chefe do Executivo sublinhou que "são vários os parceiros" com quem o governo de Cabo Verde vai trabalhar nesta área, sem, contudo, especificar quais.

Neves localizou ainda os trabalhos de prospecção no confinamento das águas territoriais de Cabo Verde com a vizinha Mauritânia, com quem, admitiu à Lusa fonte ligada ao processo, estão a ser mantidas conversações sobre a matéria.

Outra "forte possibilidade" é a angolana Sonangol, com quem o governo de Cabo Verde mantém conversações detalhadas desde a visita do presidente angolano, José Eduardo dos Santos, ao arquipélago em 2004.

Antecedendo a visita de José Eduardo dos Santos, em entrevista à Lusa, o porta-voz do governo e secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, João Baptista Pereira, avançou que o petróleo iria passar a ser uma questão estratégica de Cabo Verde e admitiu que Angola era um parceiro essencial neste cenário.

Também o ministro das Relações Exteriores de Angola, João Miranda, afirmou à Lusa, aquando da visita de Eduardo dos Santos a Cabo Verde, que o dossier petróleo estava no topo da agenda das conversações entre as delegações dos dois países.

Até ao momento, segundo fonte próxima do dossier petróleo cabo- verdiano, ainda não há estudos que indiquem com clareza a existência de reservas viáveis, mas sublinhou que as perspectivas são "bastante boas" para se avançar com a prospecção.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem