As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Feira de produtos italianos para estreitar relações bilaterais
- 2-Feb-2005 - 17:45


A primeira feira de produtos italianos em Cabo Verde, denominada Planeta Itália, que decorre até quinta-feira no Mindelo, tem como objectivo estreitar as relações entre os dois países, segundo o presidente da Câmara de Comércio cabo-verdiana.


A feira, que arrancou terça-feira, conta com a participação de 50 empresários e um total de 27 expositores que representam vários sectores empresariais italianos.

O certame é visto como "uma oportunidade privilegiada" para o estreitamento das relações empresariais e para a "identificação de parcerias concretas" entre agentes económicos dos dois países, que "tudo têm a ganhar" no processo.

Esta é a opinião do presidente da Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços de Barlavento (CCIASB), que destaca o facto de a feira ser "uma iniciativa privada com o apoio concreto" das autoridades dos dois países.

Isso quer dizer, segundo Manuel Monteiro, que é possível "conjugar interesses no empreendimento de acções concretas", dando corpo ao que considerou uma necessidade "cada vez mais presente que é o estabelecimento de parcerias sólidas público- privado".

O presidente do Centro Externo da Câmara de Comércio de Lombardia, Sérgio Valentini, que representa 11 câmaras de comércio e indústria daquela região italiana e de Milão, partilha da mesma opinião.

Por isso, aquele responsável disse esperar que a iniciativa da realização da Feira Planeta Itália no Mindelo, ilha de São Vicente, "não se fique pela primeira edição", também porque, acrescentou, a forma como foi recebida "aconselha a sua institucionalização anual".

Esta perspectiva parece ter acolhido o apoio de todas as partes envolvidas, nomeadamente a Câmara Municipal de São Vicente, cuja presidente deu conta da "total disponibilidade da autarquia para se constituir parceira importante da iniciativa".

Isaura Gomes considerou que a I Feira Planeta Itália, que se realiza nas instalações da Feira Internacional de Cabo Verde, localizada na Zona Industrial de Lazareto, é "apenas mais um passo no estreitamento das relações económicas" entre italianos e cabo-verdianos.

A cooperação empresarial entre os dois países começou a conhecer o seu mais forte incremento em meados dos anos 80, altura em que empresários italianos fizeram avultados investimentos, principalmente no domínio do turismo, nas ilhas de Sal e Boa Vista.

Desde então, a presença do capital italiano tem crescido no sector turístico do arquipélago, e noutras áreas de actividade, estimando-se em mais de 140 milhões de dólares o total dos investimentos já realizados por empresários daquele país em Cabo Verde.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem