As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Oposição exige medidas firmes contra vaga de criminalidade
- 12-Feb-2005 - 15:00


O Movimento para a Democracia(MpD, maior partido da oposição) exigiu hoje ao governo de Cabo Verde "medidas enérgicas" contra a "violenta vaga de criminalidade" que fustigou o país nas últimas semanas.


Para a oposição cabo-verdiana, o mínimo exigido ao governo do Partido Africano da Independência de Cabo Verde(PAICV), liderado pelo primeiro-ministro José Maria Neves, é "garantir a paz social".

O MpD defende que "a paz social é um bem essencial à competitividade do país" porque esse é "um elemento fundamental para quem decide onde vai investir o seu dinheiro".

O líder parlamentar do partido, André Afonso, acusou o governo de "nada estar a fazer" para travar aquela que diz ser "a mais grave onda de criminalidade e homicídios" que varreu o arquipélago nas últimas décadas.

A comissão política do MpD reuniu-se extraordinariamente depois de a imprensa cabo-verdiana ter dado, na última semana, grande destaque à morte de mais um empresário, de entre vários nos últimos três anos, por meios extremamente violentos.

O corpo do homem de negócios assassinado apareceu próximo da Cidade Velha, nos arredores da capital, queimado e com indícios de agressões. Outras três pessoas foram mortas, todas de modo violento, na Cidade da Praia.

As ligações desta vaga de crimes ao mundo do narcotráfico é assumida tanto pela oposição como pelo governo, que amiúde reconhece haver problemas sérios no arquipélago com origem no comércio de droga.

Entretanto, o MpD garantiu, segundo o líder parlamentar daquela que foi a força partidária no poder durante toda a década de 90 do século XX, que vai avançar no Parlamento com iniciativas legislativas que impliquem medidas concretas para colocar um ponto final na situação.

"A população está intranquila, o clima de insegurança entra pelos olhos dentro e a indignação é já generalizada", disse André Afonso, a sustentar a sua convicção de que são urgentes medidas.

O mesmo responsável mostrou-se disponível para apoiar, no actual quadro orçamental, o aumento das verbas para os ministérios da Justiça e Administração Interna, "caso seja necessário".

Alertou, por outro lado, para aquilo a que chama "perda de autoridade da polícia" em consequência de medidas erradas do governo, chamando igualmente à atenção das autoridades para a necessidade de "maior firmeza neste combate" que "é de todos".

"Também a população deve participar nesta batalha contra o crime, denunciando, sendo-lhe garantido o anonimato, as situações que envolvam o tráfico de droga e a violência", disse ainda, justificando: "O mais importante trunfo de Cabo Verde na atracção de investimento externo é a sua conhecida paz social que agora está a ser posta seriamente em causa".


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem