As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Governo crê em reforço relações com Portugal após vitória do PS
- 21-Feb-2005 - 14:32


O primeiro-ministro de Cabo Verde disse hoje acreditar no reforço das relações com Portugal após a "importante vitória" do Partido Socialista (PS) nas eleições legislativas de domingo em Portugal.


José Maria Neves felicitou o secretário-geral do PS e próximo primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, chamando à primeira linha das relações bilaterais o aprofundamento dos contactos entre os dois estados.

Neves lançou um desafio claro ao futuro governo socialista de Portugal, apelando para a continuidade dos esforços da diplomacia portuguesa visando a criação de condições para a obtenção de um estatuto de "parceiro especial da União Europeia" para Cabo Verde.

Para destacar o consenso alargado existente em Portugal sobre esta matéria, o chefe do executivo cabo-verdiano sublinhou ainda o "contributo muito grande" do primeiro-ministro cessante, Pedro Santana Lopes, para a concretização do "desígnio nacional" de aproximar o arquipélago à União Europeia.

"Neste momento há avanços consideráveis no sentido de colocar na agenda da política externa de Portugal e da União Europeia esse grande desígnio estratégico que é a obtenção de um estatuto especial para Cabo Verde junto da UE", frisou Neves.

Sublinhando que as relações entre os dois países estão para além dos partidos que os governam, José Maria Neves enfatizou as relações de amizade que mantém com os principais dirigentes do PS, construídas no âmbito da Internacional Socialista (IS) a pertencem tanto o PS como o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, no poder em Cabo Verde).

O primeiro-ministro cabo-verdiano utiliza mesmo a expressão "grandes amigos" para se referir à forma como olha para os dirigentes do partido que vai dar corpo ao futuro governo de Portugal.

Neves apontou ainda como questões importantes para a mesa do diálogo com o futuro governo socialista, os problemas que atingem a comunidade cabo-verdiana em Portugal, nomeadamente a situação dos ilegais.

Igualmente merecedor de destaque para o futuro relacionamento entre os dois países é a maximização do potencial geo-estratégico do arquipélago na criação de condições de estabilidade e segurança no Atlântico Sul através da também desejada e assumida aproximação de Cabo Verde à NATO.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem