As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Primeiro-ministro felicita José Sócrates
- 21-Feb-2005 - 14:34


O primeiro-ministro da Guiné-Bissau enviou hoje uma mensagem de felicitações ao líder do Partido Socialista (PS) português, na sequência da vitória de José Sócrates nas eleições legislativas de domingo em Portugal.


Em declarações à Agência Lusa, Carlos Gomes Júnior elogiou a forma pacífica como decorreu a votação e desdramatizou a expressiva derrota do Partido Social-Democrata (PSD) português, liderado por Pedro Santana Lopes, sublinhando que se trata apenas da "continuação do ciclo da democracia" em Portugal.

O chefe do executivo de Bissau manifestou o desejo de que a cooperação entre os dois países possa manter a evolução "significativa" dos últimos anos e disponibilizou-se para continuar de "mãos dadas" com Portugal, Nesse sentido, Carlos Gomes Júnior desdramatizou o facto de a mudança de governo em Portugal poder afectar as relações entre os dois países, pois as relações existentes são, por um lado, de amizade, e por outro, de Estado a Estado.

O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e o PSD português têm um acordo de cooperação bilateral, assinado em 1997 durante a visita que o então líder dos sociais- democratas luso, Marcelo Rebelo de Sousa, efectuou à Guiné-Bissau Carlos Gomes Júnior salientou, por outro lado, o "enorme apoio" de Portugal durante as sucessivas crises políticas, militares e financeiras que a Guiné-Bissau tem vivido nos últimos anos.

A título de exemplo, destacou o papel do ainda ministro dos Negócios Estrangeiros português, António Monteiro, na realização da conferência de doadores realizada a 11 deste mês em Lisboa, em que a Guiné-Bissau conseguiu obter importantes ajudas financeiras dos parceiros internacionais.

Fonte da Presidência da Guiné-Bissau disse à Lusa que o chefe de Estado guineense, Henrique Rosa, deverá enviar hoje uma mensagem de felicitações ao líder do PS, futuro primeiro-ministro de Portugal.

A imprensa guineense ainda não se pronunciou sobre as eleições em Portugal, uma vez que nenhum dos cinco jornais, na grande maioria semanários, saiu hoje a público.

As diferentes rádios destacaram nos principais blocos informativos a viragem histórica registada com a maioria absoluta dos socialistas e indicaram os resultados, mas sem quaisquer comentários.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem