As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Protecção dos direitos de autor já tem organização no arquipélago
- 21-Feb-2005 - 18:05


A protecção dos direitos de autor é essencial num país de produção cultural intensa como é Cabo Verde, defendeu o poeta David Hopffer de Almada, no acto de constituição da Sociedade Cabo-Verdiana de Autores (SOCA).


Criada oficialmente no passado sábado, a SOCA surge como uma "ferramenta essencial" daqueles que, nas mais variadas áreas da criação, desde a ciência às artes nas suas múltiplas formas, constroem a Cultura do arquipélago de Cabo Verde.

Cerca de centena e meia de pessoas assistiram, na Cidade da Praia, ao acto formal do nascimento da SOCA, que já por três vezes esteve para surgir no panorama cultural cabo-verdiano, tendo agora, à quarta tentativa, adquirido corpo formal e legal com o apoio do Ministério da Cultura de Cabo Verde.

Hopffer de Almada, poeta e jurista, salientou a importância da nova organização de defesa dos direitos de autor tendo em conta o volume da produção criativa, desde a pintura, passando pela literatura, ciência e com especial enfoque na música, de reconhecida qualidade.

Alguns casos no passado recente relacionados com dúvidas quanto à autoria de diversas composições musicais, nomeadamente mornas deram forte impulso para o surgimento da sociedade.

"A SOCA fazia falta numa sociedade dinâmica como a cabo- verdiana", enfatizou David Hopffer Almada eleito presidente da organização em lista única com expressiva votação.

o escritor Mário Fonseca foi eleito presidente da mesa da Assembleia Gera, e Alice Matos, professora, foi escolhida para presidente do Conselho Fiscal.

A Sociedade Cabo-verdiana de Autores tem a sua sede na Cidade da Praia, mas, atendendo ao elevado número de criadores na diáspora, nomeadamente em Portugal, Estados Unidos da América e Holanda, a abertura de delegações nestes países deverá ser um dos passos seguintes.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem