As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Bispo da Bissau apela à reconciliação nacional
- 16-Jan-2003 - 14:40

O bispo de Bissau afirmou quarta-feira em Cabo Verde que a actual situação na Guiné Bissau é "difícil e complexa" e que o desanuviamento "só é possível pela via de um diálogo sincero".

D. José Kamnat falava à Agência Lusa na Cidade da Praia no final de uma visita de cortesia ao Presidente da República de Cabo Verde, onde os bispos católicos da lusofonia, com excepção de Timor-Leste, se encontram reunidos no IV Encontro das Conferências Episcopais da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

"Queremos continuar a encarar com toda a serenidade a actual situação, mesmo sabendo que é difícil e complexa. Por isso, estamos a fazer um apelo às consciências de todo o povo da Guiné mas, sobretudo, aos responsáveis políticos", adiantou o prelado.

Manifestou ainda a esperança de que esse trabalho da igreja católica guineense "dê os seus frutos e leve a que os responsáveis do país aceitem a via do diálogo como a única que pode conduzir a uma saída que sirva a todos".

O bispo de Bissau fundamenta a sua esperança no sucesso da experiência do seu antecessor, o falecido bispo D. Septímio Ferazzeta, que evocou como tendo sido "um dos grandes obreiros da paz" conseguida aquando do conflito armado de 1998/99.

"Esse foi um dos momentos mais difíceis vividos pelo povo da Guiné Bissau, ultrapassado com a boa vontade de todos. Por isso, não há qualquer razão para que não encaremos a actual situação como ultrapassável", considerou D. José Kamnat.

Outro país onde a guerra foi uma realidade até há pouco tempo é Angola, que está representado na Conferência Episcopal dos Países Lusófonos pelo bispo de Lubango, que disse esperar um "contributo positivo" dos trabalhos que decorrem na Cidade da Praia, para a normalização da situação angolana.

D. Zacarias Camuenho lembrou o tema do encontro, que decorre sob o lema "A comunhão da igreja para o desenvolvimento dos povos", para enaltecer "o apoio dos outros, como o qual se pode enfrentar com mais coragem os desafios".

"Estamos aqui a recolher as opiniões, as sugestões e as experiências dos colegas dos restantes países, na certeza de que serão úteis para enriquecer a nossa contribuição para a reconstrução de Angola", avançou o bispo de Lubango.

D. Zacarias Camuenho disse ainda, referindo-se aos apoios que lhe foram expressos pela hierarquia católica lusófona presente na Cidade da Praia, que a igreja angolana "não está sozinha no seu envolvimento a favor da consolidação da paz em Angola".

O IV Encontro das Conferências Episcopais dos países lusófonos começou terça-feira na Cidade da Praia, com a presença de 14 bispos de países da CPLP, entre os quais o cardeal patriarca de Lisboa, D. José Policarpo.

Antes do termo do encontro, na sexta-feira, os prelados deslocam-se hoje ao interior da ilha de Santiago, devendo visitar o antigo Campo de Concentração do Tarrafal.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem