As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Delegação da Microsoft enviada ao arquipélago para negociar acordos
- 22-Feb-2005 - 17:55


Uma delegação da Microsoft chegou hoje a Cabo Verde para negociar com as autoridades do arquipélago os termos de um acordo de cooperação que abrangerá áreas como o governo electrónico, a educação e as comunidades.


Segundo o gestor do Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação (NOSI), entidade pública responsável pelas políticas relacionadas com as novas tecnologias em Cabo Verde, o acordo será um "instrumento estruturante para o sector".

Para Jorge Lopes, a parceria da Microsoft chega no bom momento e será fruto de "aturadas discussões" que já vêm decorrendo há algum tempo para "formalizar uma cooperação que, na prática, já existe e tem dado frutos".

"A generalização da Internet a todas os estabelecimentos de ensino do arquipélago assim como a criação de mecanismos de comunicação modernos" entre Cabo Verde e as suas comunidades são algumas das medidas a serem aplicadas, afirmou o responsável.

Embora ainda não tenha sido assinado, o acordo de cooperação com a Microsoft também deverá prever "condições preferenciais de aquisição" de programas informáticos (software) da Microsoft por utilizadores cabo-verdianos, nomeadamente "instituições do Estado e empresas, tanto públicas como privadas".

Mesmo assim, referiu Jorge Lopes, a aquisição dessas ferramentas implicará alguns custos, embora abaixo dos preços de mercado.

O acordo com a multinacional de informática norte- americana inclui "apoio concreto na procura de financiamentos" para a aquisição dessas aplicações", acrescentou.

Outras vertentes da parceria entre o NOSI e a Microsoft referem-se a apoio técnico, fornecido pela multinacional, na "concepção e na construção dos principais instrumentos estratégicos" em que deve assentar a governação electrónica em Cabo Verde.

A delegação, que chegou hoje ao arquipélago, é formada por responsáveis da Microsoft para a África Ocidental, assim como por técnicos vindos da sede da empresa, nos Estados Unidos.

Segundo Jorge Lopes, as reuniões que terão com os responsáveis do NOSI e com membros do governo cabo-verdiano e outras entidades, constituirão a última ronda de negociações entre as partes, antes da assinatura, numa próxima missão, do acordo formal de cooperação.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem