As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Centro Cultural Português apresenta livro de contos infanto-juveniis
- 23-Feb-2005 - 18:40


O Centro Cultural Português (CCP) de Bissau e a Paulinas Editora apresentam quinta-feira na capital guineense o livro infanto-juvenil "Histórias de Longe e de Perto", das escritoras portuguesas Maria de Lourdes Soares e Maria Odete Tojal.


Em declarações à agência Lusa, o director do CCP de Bissau, Luís Machado, indicou que a iniciativa partiu de uma solicitação da editora portuguesa, que fez deslocar à capital guineense uma representante com vista a sensibilizar organizações vocacionadas para a solidariedade e ensino para a aquisição da obra e respectiva distribuição no país.

Luís Machado sublinhou que Bissau é a primeira capital de um país africano de língua portuguesa onde é apresentado o livro de Maria de Lourdes Soares e Maria Odete Tojal, editado em Portugal em 2002.

"Histórias de Longe e de Perto" é um livro de contos e de lendas tradicionais dos povos que falam português - Portugal, Brasil, Timor-Leste, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe e ainda das antigas possessões de Goa, Damão e Diu.

Para a apresentação no CCP de Bissau, a Paulinas Editora enviou apenas 50 exemplares, estando aberta ao envio de mais remessas caso haja interesse de uma entidade oficial ou não governamental local na aquisição do livro, indicou à Lusa Sílvia Fernandes, representante da editora portuguesa.

Segundo Sílvia Fernandes, foram encetados contactos com instituições guineenses e internacionais em Bissau, como o Projecto Firkidja, ligado ao ensino, e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), no sentido de possibilitar a divulgação da obra.

Para Luís Machado, o livro constitui "um excelente instrumento de trabalho" para os professores, formadores e animadores guineenses.

A obra contribui "de forma cativante" para a divulgação de contos da tradição oral de todo o mundo onde se fala português, disse.

"Histórias de Perto e de Longe" integra também, numa segunda parte, um conjunto de contos intitulado "Histórias de Meninos e de Outros que Não o Foram" e nasceu de um convite feito em 1996 pelo Ministério da Educação português às duas escritoras.

Maria de Lourdes Soares, já vencedora do prémio de literatura "António Boto", e Maria Odete Tojal recolheram contos e lendas tradicionais de todos os locais onde se fala português.

A segunda parte da obra é composta por histórias de meninos que vivem e estudam em Portugal, mas cujas famílias são oriundas de outros países lusófonos.

Contactada em Lisboa pela Lusa, Maria de Lurdes Soares, autora de obras como "A Borboleta Leta", "A Serra Lilás" e "A Dança dos Anjos", sublinhou que esta edição do livro é uma homenagem a Maria Odete Tojal, sua irmã e co-autora, entretanto falecida.

Falando dos propósitos do CCP de Bissau em abraçar esta iniciativa, Luís Machado indicou à Lusa que o centro que dirige quis, por um lado, ajudar a divulgar o livro na Guiné-Bissau e, por outro, incentivar a prática da leitura no país.

Antecipando o cenário, o director do Centro Cultural Português de Bissau adiantou que a sessão de apresentação será marcada pela leitura de alguns excertos do livro por várias crianças de escolas da capital guineense.

O grupo teatral do encenador guineense "Dódó das Máscaras" será o animador do evento para o qual a entrada é livre, a partir das 16:00 locais (mesma hora de Lisboa).

Paralelamente, o CCP de Bissau procederá à entrega de prémios aos vencedores do Carnaval 2005 por si organizado a 04 deste mês.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem