As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Parlamento devolve designação e estatuto originais à Cidade Velha
- 23-Feb-2005 - 18:41


O parlamento de Cabo Verde aprovou a proposta de lei do governo que devolve o estatuto de cidade à primeira urbe erguida pelos portugueses em África, no século XV, actualmente conhecida como Cidade Velha.


Ainda no quadro da proposta do governo, aprovada pela Assembleia Nacional na terça-feira, a Cidade Velha, situada a cerca de 10 quilómetros da capital cabo-verdiana, voltará a ostentar o seu nome original, Cidade de Santiago de Cabo Verde.

Este nome foi dado já no século XVI, em 1533, 73 anos após o descobrimento das ilhas, oficialmente em 1460. Chamara-se até então Ribeira Grande.

A proposta, aprovada durante a sessão mensal do parlamento, aponta 01 de Maio próximo como data oficial para a recuperação do nome e do estatuto originais ao mais simbólico aglomerado urbano do arquipélago.

A agora Cidade de Santiago de Cabo Verde situa-se na ilha de Santiago. Terá sido descoberta em 1460 pelo navegador genovês António da Noli, ao serviço do reino de Portugal, embora o mesmo feito seja atribuído por alguns historiadores ao veneziano Alvisi Cadamosto e ao português Diogo Gomes.

Por volta de 1533, a vila de Ribeira Grande adquiriu a designação oficial de Cidade de Santiago de Cabo Verde, sendo capital militar e eclesiástica de Cabo Verde e da Guiné.

Só no século XVIII este aglomerado perdeu importância devido à transferência da capital - forçada pelos constantes ataques de potências concorrentes no mercado de escravos para a Europa e as Américas - para a então vila de Santa Maria, a actual Cidade da Praia.

Com a recuperação do seu nome original, a Cidade de Santiago de Cabo Verde, além de ter em curso um projecto de candidatura a património mundial da UNESCO, pode ainda conseguir que lhe seja devolvida a sede da Diocese de Santiago, como admitiu publicamente o bispo D. Paulino Évora.

O património histórico, com realce para o Pelourinho, as ruínas da primeira Sé Catedral do arquipélago e a Fortaleza de S. Filipe, constitui o mais rico conjunto arquitectónico do país, estando em curso vários projectos que visam o seu aproveitamento turístico.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem